O projeto Brazilian Flavors foi reformulado após assinatura de novo convênio entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (Abba). O novo convênio visa a promoção comercial de produtos alimentícios brasileiros no exterior por meio de ações em grandes redes de varejo dos Estados Unidos, Europa e África. O projeto anterior se concentrava na promoção dos chamados produtos étnicos, cujo público principal são migrantes brasileiros. Com o novo formato, haverá mais participação de empresas em feiras internacionais de destaque da área de alimentos. Outra ação de destaque será buscar o apoio das comerciais exportadoras, que atuariam também como uma espécie de agente comercial das empresas brasileiras. “Entendemos que as redes de varejo são um caminho eficiente para posicionar os produtos, por isso essas ações serão enfatizadas”, disse o gestor da Apex-Brasil Maurício Manfré. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Mauro Borges, confirmou presença na solenidade de abertura do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex 2014), dia 7 de agosto, no Rio. Na ocasião ele apresentará a palestra “Perspectivas e Desafios no Comércio Exterior Brasileiro”. O evento, que prossegue no dia 8, é o maior do setor e reunirá especialistas, empresários e representantes do governo para discutir as perspectivas e propostas para a redução de custos no comércio exterior. Entre os temas em pauta no encontro estará o Portal Único do Comércio Exterior, que será focado em um painel específico para discutir as ações e resultados para o setor, com a reformulação dos processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro. Para abordar o assunto estão confirmadas as presenças do secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Freitas Barreto, e do secretário de Comércio Exterior do Mdic, Daniel Godinho.
Monitor Mercantil
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