A participação dos produtos estrangeiros no consumo interno nacional bateu recorde ao atingir 21,8% no segundo trimestre, apontou pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada ontem. É a maior proporção desde 2007, quando a pesquisa teve início, conforme noticiado pelo jornal O Estado de S.Paulo.
Fonte: O Estado de S.Paulo
15/08/2014
O consumo de produtos importados no Brasil está crescendo cada vez mais devido à falta de investimento e competitividade da indústria nacional, que além de muitas vezes simplesmente manter seu comércio somente dentro do país, acaba sofrendo com a concorrência dos produtos estrangeiros que em alguns casos pode ser de melhor qualidade e melhor preço para o consumidor.
ResponderExcluirYanndra Braga - 4º Comex Manhã
Esse aumento reflete no nível do câmbio e na competitividade da indústria brasileira, forçando o enfraquecimento da indústria nacional. Segundo pesquisas, esse índice deve diminuir a partir do 2° semestre.
ResponderExcluir(Beatriz Neix - 1° Comex Fatec ZL - comentário referente 15/08)
Essa notícia revela a falta de competitividade dos produtos brasileiros. Devemos investir mais na qualidade dos nossos produtos, não apenas para serem exportados, mas para estimular o consumo nacional. Não é incomum nos depararmos com produtos estrangeiros com a qualidade muito superior à brasileira e com preços mais acessíveis.
ResponderExcluir19/08/2014
Priscila Akemi Igarashi, 4º comex manhã, Fatec ZL