Nos últimos anos, o cenário do comércio exterior foi caracterizado por desafios e oportunidades para as empresas brasileiras. Com o objetivo de melhor explorar as possibilidades, a parceria entre Apex-Brasil e setor produtivo foi ampliada por meio de uma sólida política de promoção de exportações e de atração de investimentos estrangeiros diretos. As exportações brasileiras passaram de US$ 201,9 bilhões (2010) para US$ 242 bilhões (2013), uma expansão de 6,2%. A Apex tem papel fundamental na diversificação dos setores exportadores e trabalhou na ampliação do acesso a mercados internacionais. Hoje, cerca de 13 mil empresas de 70 setores da economia são apoiadas pela Agência. O trabalho da Apex-Brasil tem sido de inovação constante, para promoção de produtos e serviços e da imagem do país. Exemplo disso foram as ações de marketing de relacionamento na Copa do Mundo, quando a Agência trouxe 2.300 empresários, investidores e formadores de opinião de 104 países. Isso resultou em negócios de mais de US$ 6 bilhões em exportações e investimentos atraídos ao País. Os nove escritórios de negócios no exterior são outra ferramenta de apoio importante ao empresário que pretende se internacionalizar. A Agência dispõe de nove escritórios em mercados estratégicos como EUA (Miami e San Francisco), Cuba (Havana), Colômbia (Bogotá), Rússia (Moscou), China (Pequim), Angola (Luanda), Bélgica (Bruxelas) e Emirados Árabes (Dubai). A previsão de crescimento da economia mundial, conforme o FMI, é de 3,4% este ano e de 4% em 2015. Diante disso, o objetivo é ampliar ainda mais a parceria com o setor privado, posicionando as empresas brasileiras no mercado internacional e para que mais investimentos sejam direcionados para o Brasil.
DCI
22/09/2014
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