Para as empresas brasileiras que exportam, abrir uma unidade em outro país pode ser o próximo passo para o crescimento da marca no mercado externo. A internacionalização, no entanto, é um processo que requer cuidados especiais, como estudos de mercado e investimentos com prazo mais longo de retorno, mas traz benefícios importantes para as companhias que apostam neste tipo de expansão
O Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras, estudo anual sobre internacionalização feito pela Fundação Dom Cabral, mostra que há empresas nacionais de diversos segmentos instaladas no exterior. São companhias de setores como alimentos, moda, tecnologia da informação, refrigeração, construção e têxteis, entre outros, conforme noticiado pela ANBA.
Fonte: Agência Anba
23/10/2014
Este pensamento mostra que o comercial internacional é algo mais real para as empresas brasileiras, mostra a mudança dos objetivos dos brasileiros, ver a sua empresa atuando com exportação, tendo filial fora do Brasil. Os empresários brasileiros precisam agora de apoio e estrutura para realizar essa mudanças e investimentos.
ResponderExcluirMaraísa Cavalcante - 4° Comex - Fatec ZL - Manhã.