A secretária de Relações Internacionais do Mapa, Tatiana Palermo, recebeu esta semana uma delegação da Suécia, composta por representantes do governo e empresas privadas, em especial da área florestal do país. Durante o encontro, foram discutidos diversos assuntos, entre eles, o futuro do setor de madeira e celulose no Brasil, os efeitos da legislação brasileira e as pesquisas científicas que estão sendo realizadas, principalmente para encontrar outros usos para a celulose e a madeira de florestas plantadas.
Tatiana enfatizou que, atualmente, o país tem capacidade para produzir madeira destinada à extração de celulose sem desmatar novas áreas, utilizando aquelas que hoje são ocupadas, por exemplo, com pastagens de baixa produtividade.
O fiscal federal agropecuário Sidney Medeiros, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), ressaltou que, dentro do Plano ABC, que visa à redução da emissão de carbono na agricultura, a área de Florestas Plantadas, um dos programas disponíveis no plano, aumentou consideravelmente. Em 2010, eram 6 milhões de hectares e em 2015, já são 7,2 milhões de hectares. A meta é atingir 9 milhões de hectares até 2020, capacitando produtores, promovendo pesquisas e disponibilizando linhas de crédito para a implantação de florestas.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
22/05/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário