quinta-feira, 24 de setembro de 2015

FERNANDO FONSECA PARTICIPA DE EVENTO EM SÃO PAULO SOBRE MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS SÓLIDOS

O diretor da ANTAQ, Fernando Fonseca, participou de mesa-redonda, na Conferência Global Grain South America, realizada em São Paulo, na última quarta-feira (16). O objetivo do encontro foi discutir o desenvolvimento da infraestrutura brasileira para eliminar os obstáculos e aumentar as exportações de graneis sólidos de origem vegetal. Além de Fonseca, participaram do debate o superintendente da ANTT, Tito Lívio Queiroz, e o diretor da ESALQ-LOG, José Vicente Caixeta Filho.
O diretor da ANTAQ iniciou o debate informando as atribuições da Agência de regular e fiscalizar o mercado de transporte aquaviário, que envolve desde os portos públicos e terminais de uso privado até as navegações marítima e interior.
Segundo Fonseca, os produtores têm buscado cada vez mais baratear seus custos para aumentar a competitividade de sua produção junto ao mercado, o que vem induzindo a busca da melhor opção logística para o transporte da safra, mediante a utilização do modal aquaviário (cabotagem e navegação interior).
O diretor destacou ainda que a partir da edição do novo marco regulatório para o setor portuário vem sendo observado uma significativa procura de outorgas de autorização para exploração de terminais de uso privado (TUPs), que agora não precisam movimentar apenas carga própria, podendo operar quaisquer mercadorias sem nenhuma restrição. Dentro desse contexto, em função do avanço da fronteira agrícola em direção à Região Norte do país, vários projetos de implantação desses TUPs têm sido requeridos para fazer face à demanda atual. Isso melhorará a competitividade dos produtos frente ao mercado internacional, por conta de uma melhor matriz logística relacionada ao transporte.
Além disso, Fonseca apresentou também o cenário histórico verificado para a movimentação da produção agrícola pelos portos das regiões sudeste e sul do país, como, por exemplo, as operações portuárias realizadas preponderantemente nos Portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), juntamente com os Portos de São Francisco do Sul (SC) e Rio Grande (RS). Na oportunidade, destacou as movimentações que também já vêm sendo observadas nas instalações do Porto do Itaqui (MA), em virtude da entrada em operação do TEGRAM - Terminal de Granéis do Maranhão, que por sua localização mais próxima aos produtores do norte e centro-oeste do país, especialmente do Mato Grosso, tem se mostrado hoje como uma opção logística adicional muito interessante para aliviar a capacidade de escoamento pelos portos daquelas regiões.


Fonte: Agência Nacional de Transportes Aquaviários
18/09/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos