A União Europeia ganha importância entre os compradores de produtos feitos no Brasil. O aumento dos negócios acontece graças à retomada econômica de países importantes do continente e ao câmbio favorável.
O volume de produtos vendidos para a União Europeia (UE) subiu de 61,1 bilhões de quilos para 64,5 bilhões de quilos na comparação entre os oito primeiros meses de 2014 e igual período deste ano. Em uma primeira vista, a receita proveniente dessas vendas caiu, de US$ 23 bilhões para US$ 19,6 bilhões. Mas o panorama muda quando o câmbio entra na conta. No dia 30 de setembro do ano passado, um dólar custava R$ 2,45. Hoje, vale cerca de R$ 4.
Fernando Salazar Palma, conselheiro comercial chefe da Embaixada espanhola no Brasil, afirmou: "enquanto os parceiros tradicionais do Brasil, como China, Venezuela e Argentina, não passam por seus melhores momentos, a Europa está melhorando cada vez mais e se trata de um mercado em que os brasileiros têm que estar mais presentes". Ele ressaltou que a Espanha deve crescer cerca de 3% em 2015 e que as compras feitas pelo país renderam 14% a mais para o Brasil neste ano, conforme noticiado pelo jornal DCI.
Fonte: Diário do Comércio e Indústria
02/10/15
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