A ministra Kátia Abreu participou na noite dessa terça-feira (20), na cidade mexicana de Playa del Carmen, da abertura oficial do Encontro de Ministros da Agricultura das Américas 2015, que reúne representantes de 34 países das Américas do Sul, Central e Norte. A solenidade teve presença do presidente do México, Peña Nieto, que destacou a importância de os países buscarem maior produtividade e sustentabilidade no campo.
A reunião, promovida pelo governo do México e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), tem como lema "Cultivar melhor, produzir mais, alimentar a todos".
Na manhã desta quarta-feira (21), a ministra Kátia Abreu participa da reunião da Junta Interamericana de Agricultura (JIA) - formada pelos ministros dos 34 países membros, ela é o principal órgão de governo do instituto. As autoridades vão discutir propostas que permitam fortalecer a agricultura regional em um contexto de grandes desafios para o setor, como o de alimentar uma população mundial crescente e de forma sustentável.
A JIA deverá produzir e aprovar uma declaração conjunta com o objetivo de impulsionar ações coletivas a favor da produtividade, da sustentabilidade e da inclusão no campo. O documento será apresentado à Organização dos Estados Americanos (OEA).
Produtividade
Nessa terça-feira, durante abertura oficial do encontro, o presidente do México afirmou que a agricultura nos países americanos é marcada por "profundos contrastes" e apontou que o aumento da produtividade é o "melhor caminho".
"São poucos os grandes produtores com acesso a crédito, tecnologia e insumos que competem com êxito nos mercados internacionais. Ao mesmo tempo, há uma grande quantidade de pequenos produtores que basicamente dirigem sua produção para o autoconsumo. Se existe essa disparidade e se devemos respaldar cada grupo de produtores de forma diferente, o denominador comum é que ambos precisam de políticas públicas a favor da produtividade", discursou Peña Nieto.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
21/10/15
Nenhum comentário:
Postar um comentário