A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (8) requerimento do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) para realização de debate sobre os reflexos do Tratado Transpacífico na economia brasileira.
Assinado na última segunda-feira (5), o acordo multilateral é liderado pelos Estados Unidos e inclui outros 11 países: Japão, Canadá, México, Chile, Peru, Malásia, Cingapura, Brunei, Nova Zelândia, Austrália e Vietnã.
Conforme ressalta Jereissati, esses países representam 40% do produto interno bruto global e reúnem 11% da população mundial. O senador cita estimativa de especialistas, indicando que o acordo pode afetar US$ 31 bilhões em vendas industriais do Brasil.
Entre os aspectos a serem discutidos na audiência pública, o parlamentar destaca as consequências para os países integrantes do Mercosul e as implicações para as exportações e importações brasileiras.
A audiência ainda não tem data marcada.
Defesa
A comissão também aprovou convite ao ministro da Defesa, Aldo Rebelo, para que apresente diretrizes e programas prioritários da pasta, em audiência pública a ser agendada. O debate foi proposto pela senadora Ana Amélia (PP-RS).
Fonte: Agência Senado
08/10/15
Nenhum comentário:
Postar um comentário