A quarta reunião do Mecanismo de Monitoramento de Comércio entre Brasil e Índia foi realizada nessa sexta-feira (30) no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). O encontro, mediado pelo secretário-executivo, Fernando de Magalhães Furlan, ocorre poucos dias antes da próxima reunião dos Brics, grupo formado por Brasil, Índia, Rússia, China e África do Sul, marcada para outubro, em Goa, na Índia. A delegação indiana foi chefiada pela secretária adjunta de Comércio, Anita Praveen.
Na reunião de hoje, representantes dos dois países abordaram questões sobre comércio e promoção de investimentos. Em comércio, foram tratados temas de acesso a mercados buscando harmonizar interesses que preocupam a iniciativa privada de ambos os lados. Especialistas do Brasil e da Índia apresentaram projetos de investimento onde existem oportunidades para estimular negócios. Houve grande interesse nas oportunidades de colaboração entre setores específicos prioritários e entre agências.
Já o lado indiano reiterou que a Índia quer simplificar o ambiente de negócios e incentivar as empresas brasileiras a investir no país, principalmente as dos setores de construção de aeronaves, processamento de alimentos, couro, construção, automotivo, medicamentos e agricultura, que podem tirar proveito das políticas de racionalização das regras de negócios na Índia. Também foram abordados temas sobre as negociações em curso entre o Mercosul e a Índia e a programação de missões empresariais e feiras até final de 2016.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC
Data de publicação: 30/09/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário