O diretor da ANTAQ, Fernando Fonseca, participou, nesta terça-feira (25), em Fortaleza, do 40º Encontro Nacional de Praticagem, promovido pelo Conselho Nacional de Praticagem (Conapra). O evento reuniu cerca de 200 profissionais de todo o país.
Fonseca proferiu a palestra "Acessibilidade Aquaviária aos Portos Brasileiros: A Questão da Dragagem", inicialmente abordando sobre o novo cenário do transporte marítimo e a perspectiva de crescimento de movimentação de carga no país e enfatizou a perspectiva do potencial crescimento de movimentação no Porto do Pecém (CE), devido à expansão do canal do Panamá.
Fonseca afirmou que a evolução do tamanho das embarcações, neste novo cenário do transporte marítimo, gera dificuldades de acesso (rodoviário e aquaviário) aos terminais de carga, principalmente em portos públicos, e frisou que o aumento do porte e dimensões dos navios, o crescimento da movimentação de cargas e o aumento da economia de escala são justificativas para a realização da dragagem.
Durante a apresentação do histórico da dragagem no Brasil, Fonseca afirmou que em 2016 as atividades de dragagem voltaram a ser de responsabilidade do Ministério dos Transportes, que por via de reforma administrativa incorporou a Secretaria de Portos da Presidência da República e recebeu a nova denominação de Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC).
Durante a parte principal da sua apresentação, Fonseca proferiu sobre as dificuldades de contratação dos serviços de dragagem nos portos públicos e apresentou alternativas para a mitigação dos problemas de contratação/execução da dragagem.
Na oportunidade, o diretor reforçou que os práticos são importantes para a discussão da dragagem no país, sob a ótica do conhecimento dos acessos e canais dos portos que os práticos possuem. Fonseca ainda se comprometeu a ajudar todos nesse assunto importante que é a dragagem e informou aos presentes sobre o XI Seminário Internacional de Logística, que será realizado nos dias 30/11 e 01/12, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza/CE.
Fonte: ANTAQ
Data de publicação: 27/10/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário