O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, recomendou à Câmara de Comércio Exterior (Camex) que o Brasil adote um imposto de importação para o etanol. A medida atende a um pedido de usinas brasileiras e visa limitar a forte alta nas importações do biocombustível dos Estados Unidos.
O conselho de sete ministros tem uma reunião na próxima quarta-feira, quando a associação das usinas do centro-sul (Unica) espera que a tarifa de importação seja aprovada, embora o órgão não tenha prazo para decidir. A imposição de uma tarifa de até 20 por cento sobre as importações de etanol, que vêm quase inteiramente dos Estados Unidos, colocaria o Brasil em uma rota de colisão com a política comercial mais agressiva da administração Donald Trump. O Brasil é o principal mercado para as exportações de etanol de milho dos EUA, segundo noticiado pelo DCI.
(Fonte:Diário do Comércio e Indústria - DCI)
Como vimos dia 23 de agosto de 2017 a tarifa de 20% foi realmente imposta junto com uma cota de 600 milhões de litros de etanol, assim como o petróleo o Brasil teme que isso dificulte as negociações comerciais entre os EUA me pergunto até quando teremos receio em fazer reajustes de acordos comerciais com os EUA. Comércio Exterior Noite FMU RA: 1777047.
ResponderExcluir