quinta-feira, 27 de julho de 2017

Agronegócio brasileiro terá instrumento para orientar ações

O governo decidiu lançar a Estratégia para Abertura, Ampliação e Promoção no Mercado Internacional do Agronegócio Brasileiro 2019-2022, pela qual o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reafirma o compromisso de ampliar a competitividade do setor, a geração de divisas cambiais e a produção e disseminação de informações agropecuárias.

A Estratégia norteará a política de relações internacionais do agronegócio brasileiro, como instrumento orientador das ações a serem executadas pelas secretarias e unidades vinculadas do Ministério, conforme definido pela Portaria nº 1.564, publicada no Diário Oficial da União de 27/07.

Entre seus objetivos estão estruturar a política de relações internacionais de modo compatível com a estatura política estratégica do País, a fim de incrementar a competitividade dos produtos da agricultura e agropecuária brasileira no mercado internacional; e ampliar a projeção do agronegócio no contexto internacional e consolidar o estímulo às cadeias produtivas, buscando promover o aumento das exportações de produtos com valor agregado.

A diversificação do mercado de exportação dos produtos exportados e das empresas exportadoras do agronegócio brasileiro também são metas a serem seguidas, bem como o incentivo à abertura de novos mercados internacionais para os produtos brasileiros através de um plano continuado de negociação com países potencialmente importadores e consolidação da imagem do Brasil como produtor e exportador de produtos seguros, sustentáveis e de alta qualidade.

O documento final para a estratégia deverá ser aprovado e publicado pelo ministro de Estado em até 18 meses.

(Fonte:Aduaneiras)

3 comentários:

  1. O governo federal anunciou o lançamento de uma estratégia para consolidar o agronegócio brasileiro no mercado internacional, buscando aliar as relações internacionais ao desenvolvimento do Comércio Exterior.

    Achei muito interessante, pois a estratégia não somente irá mirar países com os quais o Brasil já negocia, mas também novos mercados, além de que vai trabalhar a imagem do Brasil no sentido de ser um país produtor e exportador de produtos confiáveis, de qualidade e maior valor agregado.

    Melinda Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. É importantíssimo focarmos no agronegócio em nosso momento atual, pois é o setor que vem fazendo diferença na balança comercial brasileira, a quantidade e diversidade de produtos agrícolas que podemos produzir e exportar é gigantesca necessitando cada vez mais de incentivos aos pequenos/médios agricultores a exportação de seu produto. Comércio Exterior Noite FMU RA: 1777047.

    ResponderExcluir
  3. : Além de expandir o marcado brasileiro, essa nova estratégia nos beneficiará com uma melhora na imagem das mercadorias brasileiras, uma maior motivação de produção e uma maior qualidade.

    Beatriz Soares, Comex, 1°Seme. Not.

    ResponderExcluir

Galeria de Vídeos