A exportação de suco de laranja teve o pior desempenho desde 1991. O balanço da safra 2016- 2017, foi divulgado essa semana.
Boa parte da laranja colhida em São Paulo tem como destino uma fábrica em Araraquara, na região central do estado. O Brasil é o maior produtor mundial de suco. As exportações representam 95% das vendas.
O setor ajuda a trazer dinheiro para o país e tem uma participação importante na balança comercial. Só que os embarques brasileiros de suco encerraram a última safra abaixo de um milhão de toneladas. É a primeira vez que isso ocorre desde o começo da década de 1990.
Na safra 2016-2017 foram comercializadas 894 mil toneladas da fruta: 17% menos que na safra anterior. A área ocupada pelos pomares não diminuiu. O motivo da queda foi a estiagem.
“A planta, para se defender, ela solta um hormônio nessa época de calor - quando tem esse calor extremo - e faz com que o fruto se desprenda. Ela aborta o fruto. Então a gente teve uma queda muito grande desses frutos, o que impactou de forma definitiva a safra da laranja”, explica o diretor-executivo da Citrus BR, Ibiapaba Netto.
Se por um lado teve queda grande no volume, a receita também caiu. Mas bem menos - cerca de 7%. É que o produto teve uma valorização. A tonelada foi negociada, em média, a US$ 1,8 mil. Duzentos a mais do que na safra anterior.
Os estoques que vinham bem, baixaram muito nos últimos anos. Em junho de 2014 eram 534 mil toneladas de suco. No mês passado 70 mil toneladas. O setor acredita que na safra 2017- 2018, a situação vai melhorar.
O estado de São Paulo produz mais de 70% da laranja nacional.
(Fonte: G1)
O Brasil continua sendo o maior produtor do suco de laranja, mesmo com sua queda. Por causa da nova negociação que valorizou o produto. Contudo, o setor acredita que na safra de de 2017-2018 a situação ira melhorar, já que o estado de são paulo produz 70% da laranja nacional com isso passando a estiagem é provável que a situação realmente melhore.
ResponderExcluirMundialmente o Brasil é conhecido por inúmeros produtos que são exportados, entre eles o principal e de ótimas qualidades é a laranja. Sempre sendo exportadas em quantidades altas e de ótima qualidade. Porém, com problemas relacionados a estiagem a quantidade de laranja reduziu e consequentemente o lucro também. Mas como a quantidade estava reduzida, o preço da laranja aumentou fazendo assim com que tivesse lucros e também a possibilidade de passar a estiagem e ter o crescimento de novas safras.
ResponderExcluirJamille Araújo de Sousa
Tecnólogo em Comércio Exterior - 1º semestre
Mundialmente o Brasil é conhecido por inúmeros produtos que são exportados, entre eles o principal e de ótimas qualidades é a laranja. Sempre sendo exportadas em quantidades altas e de ótima qualidade. Porém, com problemas relacionados a estiagem a quantidade de laranja reduziu e consequentemente o lucro também. Mas como a quantidade estava reduzida, o preço da laranja aumentou fazendo assim com que tivesse lucros e também a possibilidade de passar a estiagem e ter o crescimento de novas safras.
ResponderExcluirJamille Araújo de Sousa
Tecnólogo em Comércio Exterior - 1º semestre
Sabemos que o Brasil é o maior exportador de laranja, tanto a fruta como o suco. Porém, com o tempo seco após um período de chuva, esteve presente nesse ano, houve uma queda na produção e na qualidade, ocasionando na falta de produtos em estoques, e assim, elevou o preço dos Commodities no exterior. Pesquisas apontam que a exportação de suco há de melhorar, estima-se que os embarques tendem a voltar a cerca de 1,1 milhão de toneladas, nível considerado normal.
ResponderExcluirBeatriz Soares, Comex, 1°Sem, Noturno.