quarta-feira, 4 de abril de 2018

Diretor da OMC vê protecionismo em todo o mundo


O diagnóstico de que os impactos negativos sobre economia são gerados fora dos países está errado e, por isso, os "remédios" também têm se mostrado equivocados, na avaliação do diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo. Para ele, é a nova revolução tecnológica que tem transformado a atividade e a produção em todo o mundo é que pode estar por trás do descontentamento de alguns líderes políticos, que ainda não se deram conta dessa questão. "É mais simples culpar o imigrante ou o produto importado pelo desaparecimento do emprego", afirmou ontem, durante o VI Fórum Jurídico de Lisboa - Reforma do Estado Social no Contexto da Globalização, realizado pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) na capital portuguesa. As informações estão na edição de hoje do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte:O Estado de S.Paulo
Data de publicação:04/04/2018

4 comentários:

  1. Debora Carvalho
    Comércio Exterior 3º semestre
    Matutino
    RA: 8953945

    O impacto positivo da globalização não significa nada para quem perdeu o emprego. O avanço da inovação e da tecnologia tem impacto sobre o emprego. Aumentar barreiras não vai resolver isso. Protecionismo não vai resolver isso só vai aumentar os problemas.

    ResponderExcluir
  2. A criação de protecionismo e as respostas de outros países em cima disso, irá criar uma situação mais complicada e até um efeito dominó.

    Rafaela Provinciano
    RA: 8468530
    Comércio Exterior 3° semestre, matutino.

    ResponderExcluir
  3. A única coisa que o protecionismo trás são dificuldades, claro que, é de certo modo um bem necessário que se utiliza em algumas oportunidades para proteger a indústria nacional, mas se utilizado em excesso acaba dificultando e muito, no comércio internacional. Entidades como a OMC, lutam contra isso há anos. Culpar o protecionismo pela falta de emprego e oportunidades, seria apenas ignorância por parte de quem fala.

    Bruno Vizotto
    RA : 8631130
    Comércio Exterior 3º semestre
    Matutino
    FMU

    ResponderExcluir
  4. Daniella Brito
    RA: 8347657
    Comércio Exterior 4°sem. Noturno

    A Globalização sempre contribuiu de forma positiva para o desenvolvimento das Nações, e para o entendimento da responsabilidade Global.
    No comércio exterior não é diferente, a troca de informações sobre inovações e em tecnologia por meio de conferências, acordos, parcerias, e atráves da própria importação e exportação direta contribui com crescimento econômico.
    O protecionismo nada mais é que a trava que paralisa as evoluções e que dificulta ainda mais o alavancar de países emergentes que possuem um alto potencial para estar entre as grandes potências.

    ResponderExcluir

Galeria de Vídeos