sexta-feira, 20 de julho de 2018

Brasil é abastecido com petróleo e lubrificantes pelo Iraque


O Brasil aumentou as suas importações de petróleo do Iraque nos primeiros seis meses de 2018. O crescimento foi de 336%, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Apesar disso, as importações gerais de petróleo feitas pelo Brasil dos seus dois maiores fornecedores do Oriente Médio na área (Arábia Saudita e Iraque) ficaram estáveis.
Apesar do aumento das compras de petróleo iraquiano, o Brasil comprou do país apenas 41% do que adquiriu dos sauditas. A EPE informa que o Brasil importa da Arábia Saudita e do Iraque petróleos parafínicos utilizados na produção de lubrificantes. Esse tipo de petróleo é produzido no Brasil na região Nordeste.
A Diretoria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE afirma que a comercialização de petróleo é pensada e executada globalmente, principalmente por grandestradings, e depende de vários fatores, como tipo de petróleo processado, previsão de demanda, estoques comerciais de óleo e derivados, estoques estratégicos nacionais, instabilidade geopolítica, entre outros.
A EPE em suas projeções considera que haverá um crescimento da demanda mundial por petróleo nos próximos anos, com necessidade de investimentos em exploração e produção. Neste cenário, a Empresa de Pesquisa Energética acredita que em função das suas reservas, o Iraque deve se manter como um dos principais produtores mundiais e crescer no segmento, se conseguir manter uma estabilidade regulatória e política.
As importações brasileiras de petróleo do Iraque e Oriente Médio devem seguir nos mesmos patamares nos próximos anos. Como o Brasil é autossuficiente em petróleo para a produção de combustíveis, o fornecimento do óleo iraquiano deve ficar restrito ao volume necessário para a fabricação de lubrificantes. Assim, a importação de petróleo iraquiano deve aumentar quando apresentar vantagem comercial sobre o saudita.
Fonte:Agência Anba - Anba
Data de publicação:19/07/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos