segunda-feira, 20 de agosto de 2018

ATP analisa investimentos no setor logístico durante Enaex


A relevância da participação dos portos privados na dinâmica econômica do país foi destaque da 37ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX 2018), que aconteceu no Rio de Janeiro, nos dias 15 e 16 de agosto. Para tratar de temas limitadores do setor portuário privado, o evento contou com a participação do diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa.
De acordo com dados da entidade, os investimentos privados em infraestrutura portuária superaram o aporte público no setor em todo Brasil. Entre 2013 e 2017, para aumentar a capacidade de operação de 11 Terminais de Uso Privado (TUP), as empresas empregaram mais de R$ 4 bilhões, cinco vezes mais que o setor público. Na região Sudeste, nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, os valores aplicados em terminais privados, no período, correspondem a mais de R$ 2,8 bilhões, que equivalem a 70% do montante.
Para Murillo Barbosa, a eficiência no escoamento da produção brasileira está diretamente relacionada à necessidade de investimentos robustos no setor e, especialmente, nos projetos de acessibilidade via terrestre, em rodovias e ferrovias. "Recentemente, o governo lançou o Plano Nacional de Logística (PNL), o qual aponta, justamente, a necessidade de mudança de direção nas matrizes logísticas, favorecendo não apenas investimentos em rodovias, mas ampliando o setor ferroviário. A partir dessas obras estruturais, junto aos projetos de expansão portuária, será possível otimizar as operações de carga e descarga, agilizando o fluxo e o aumento da capacidade transportada, além de ampliar a geração de emprego", detalhou.
Fonte: Assessoria de imprensa
Data de publicação:20/08/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos