quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Plantio de soja enfrenta o conflito entre EUA e China


Plantio de soja enfrenta o conflito entre EUA e China


Os agricultores brasileiros estão em pleno plantio de soja da safra 2019/20, mas ainda têm incertezas sobre como lidar face aos efeitos do acordo parcial entre Estados Unidos e China, anunciado em meados de outubro. Considerado um primeiro passo para pôr fim à guerra comercial entre as duas potências, o pacto deve afetar o agronegócio do País.
Até o último dia 24/10, a consultoria AgRural informou que o País havia semeado 35% da área projetada para a soja, de 36,57 milhões de hectares, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ainda assim, existe a dúvida sobre se o agronegócio brasileiro manterá o ritmo de embarques externos para o gigante asiático - que deve, com o fim do conflito comercial, passar a dividir o fornecimento com os EUA novamente.

Soja
Apesar de a China ter se comprometido a adquirir mais produtos agrícolas dos Estados Unidos, na chamada Fase 1 do acordo, ainda há dúvidas sobre o volume exato, sobre quando as compras serão efetivadas e com que constância e também sobre as concessões que os EUA terão de fazer. Já a indústria de óleos vegetais brasileira acredita que, em um acordo tão amplo e envolvendo tantos setores, é natural que a produção americana seja contemplada. No curto prazo, isso diminuiria a participação brasileira, avalia.
Segundo a Abiove, embora as exportações de soja para a China tenham sido menores este ano em relação a 2018, ainda são fundamentais na balança do setor. A queda, este ano, ocorreu em função da peste suína africana, que tem assolado plantéis no país asiático e, consequentemente, reduzido a necessidade de importação da oleaginosa para alimentar os animais.
O maior temor pós-acordo EUA-China é que os asiáticos não valorizem os esforços feitos pelo Brasil durante a vigência da guerra comercial para garantir o abastecimento chinês.
Segundo o secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Flávio Bettarello, uma resolução para a guerra comercial entre EUA e China já era esperada, mas o Brasil precisa ampliar a oferta de produtos e a abrangência dos destinos para diminuir a dependência do gigante asiático.

Fonte: ESTADÃO.COM.BR
Data de publicação: 31/10/2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos