terça-feira, 29 de março de 2011

ADRIANA E SEUS COSMÉTICOS - UM EXEMPLO DE EMPREENDEDORISMO

Há pouco mais de dez anos eles eram apenas sabonetes artesanais que saíam das mãos da sua fabricante, Adriana Ribeiro, para chegarem a usuários de linhas de ônibus da capital paulista. De lá para cá, porém, os tais sabonetes conquistaram a companhia de outros cosméticos e perfumes na fabriqueta de Adriana, ganharam marca nova, a 5º Elemento, e até viajaram para lavar mãos, rostos e corpos inteiros de gente de outros países.

É mais ou menos esse o resumo da história de uma microempresária de São Paulo, Adriana, e da sua pequena indústria. Só que há muito mais detalhes interessantes nela. O melhor deles é a história da própria Adriana. Ela trabalhava em uma agência de publicidade quando teve a ideia de fabricar sabonetes artesanais e vendê-los para amigos e no ônibus que tomava para chegar ao trabalho. Algum tempo depois vieram as vendas em shoppings.

"Os primeiros tempos foram difíceis, mas eu tinha um sonho, estava apaixonada pelo novo trabalho em uma área artesanal e mexendo com cosméticos, o que sempre gostei!", contou em entrevista à ANBA. Adriana relata que fabricava sabonetes junto com o marido, na cozinha de casa. A empresa, em seus primórdios, se chamava Hórus Produtos Naturais, e dependia muito das horas de folga - ou de almoço - da própria empreendedora.

"Eu ia trabalhar no escritório carregada de mercadoria para entregar. Aproveitava a hora do almoço para despachar para algum motoboy. Era uma loucura. Eu pegava dois ônibus para ir trabalhar, ia carregada e nem fazia hora de almoço. Todo dinheiro que entrava, investíamos em novas essências, formas. Aos poucos fomos adquirindo capital para comprar matéria-prima diretamente dos fabricantes, assim viabilizava um custo menor e podíamos oferecer aos clientes preços abaixo dos concorrentes, sem cair a qualidade."

Adriana ficou na agência de publicidade até 2004, quando resolveu se dedicar totalmente ao negócio. O marido virou sócio, e a empreendedora, vendo que sabonetes artesanais estavam saindo de moda, resolveu ampliar a linha de produtos e fabricar também esfoliantes, hidratantes e perfumes. "Hoje vejo que foi a melhor coisa que fizemos", disse. Foram os sabonetes, porém, que chegaram a ser exportados para Estados Unidos, Portugal, e Bolívia.

Para os Estados Unidos, os produtos viajaram via uma cliente que vinha buscá-los diretamente. As vendas para Portugal ocorreram porque um comprador viu os sabonetes no site da empresa. E para a Bolívia eles eram enviados por meio de uma revendedora do Acre. "Sabonetes eram mais fáceis de transportar, melhor para embalar", afirmou Adriana, explicando o motivo pelo qual não deu continuidade às exportações quando se voltou principalmente aos perfumes.

Atualmente, Adriana está focada em expandir as vendas no mercado brasileiro, embora não descarte as exportações, inclusive para os países árabes. "Acho que a exportação para estes países pode ser interessantíssima, sobretudo se for de produtos que fabricamos com essências amazônicas, como muru-muru, copaíba, buriti e outros. As pessoas de fora adoram os cosméticos naturais com apelo amazônico", declarou.

A marca tem as vendas concentradas na cidade de São Paulo e em algumas cidades do interior, mas já chegou a enviar produtos para outros estados como Bahia, Acre, Roraima, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará e Minas Gerais.

Apesar da expansão das vendas, ainda é Adriana quem cuida de tudo pessoalmente, ao lado do marido. "Nós fabricamos, deixamos macerar, depois filtramos, envasamos e embalamos. E nós mesmos partimos para as vendas, além de termos algumas revendedoras", explicou Adriana. Atualmente a 5º Elemento fabrica ao redor de 300 perfumes ao mês. E é também Adriana quem cria os perfumes e cosméticos.

Fonte: Agência Anba
29/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos