O governo dos Estados Unidos registrou em fevereiro um déficit orçamentário mensal recorde de 222,5 bilhões de dólares, conforme o crescimento nos gastos ultrapassou o aumento da receita, que diminuiu por cortes tributários implementados no ano passado, informou ontem o Departamento do Tesouro do país.
O déficit de fevereiro superou o recorde para qualquer mês, de 220,91 bilhões de dólares registrado em fevereiro de 2010. Mas a cifra veio abaixo das previsões de analistas consultados pela Reuters, com consenso para um déficit de 227,5 bilhões de dólares.
O Tesouro afirmou que o saldo negativo acumulado nos cinco primeiros meses do ano fiscal de 2011 é de 641,26 bilhões de dólares, menos que os 651,6 bilhões de dólares apurados no mesmo período um ano antes. As despesas em fevereiro subiram cerca de 4,8 bilhões de dólares na comparação anual, para 333,16 bilhões de dólares, também recorde para qualquer mês. As receitas no mês passado avançaram 3,1 bilhões de dólares ante um ano antes, para 110,66 bilhões de dólares.
Em dezembro, o governo norte-americano estendeu os benefícios para desempregados e cortou impostos para trabalhadores e empresas, o que está provocando a redução das receitas neste ano.
Fevereiro geralmente responde pelo maior déficit fiscal do ano porque há menos dias úteis para a cobrança de imposto de renda, enquanto os pagamentos mensais de benefícios se mantêm estáveis. O déficit de fevereiro foi o vigésimo nono consecutivo.
Fonte: Diário do Comércio e Indústria
11/03/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário