sexta-feira, 11 de março de 2011

REUNIÃO DA UNASUL PODE SER CANCELADA POR RISCO DE TSUNAMI

A reunião que seria realizada nesta sexta-feira (11) entre chanceleres e vice-ministros dos 12 países-membros da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) em Quito pode não acontecer devido ao alerta emitido pelo Equador sobre o risco de um tsunami.

O presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou em uma coletiva de imprensa que será "avaliada" a pertinência de sua realização. Ele ainda declarou estado de exceção, mas pediu para a população não se desesperar porque há tempo para buscar refúgio em áreas altas.

As principais pautas da reunião seriam a ratificação do Tratado Constitutivo da organização e a eleição de um novo secretário-geral para substituir o ex-presidente argentino Néstor Kirchner, que faleceu em outubro do ano passado.

O encontro ainda contaria com o lançamento da pedra fundamental da sede permanente da entidade, que será construída no Equador com previsão de entrega para 2012. O prédio terá o nome de Néstor Kirchner, o primeiro secretário-geral da Unasul. O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia afirmou que sua representante, María Ángela Holguín, já estava em Quito para participar da reunião. Segundo o órgão colombiano, há dois candidatos na disputa pelo cargo de secretário-geral: a ex-chanceler do país María Emma Mejía e o ministro da Eletricidade da Venezuela, Alí Rodríguez.

Os países que compõem a Unasul são Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela).

Fonte: Diário do Comércio e Indústria
11/03/2011

Um comentário:

  1. A ratificação do Tratado Costitutivo da organização e a eleição d um novo secretário geral para substituir o ex presidente argentino Nestor que faleceu no ano passado seria a pauta da reunião com chancelers e vice-ministros de 12 países membros da União de Nações Sul Americanas, a reunião poderia não ocorrer devido o alerta de um Tsunami ocorrido em março de 2011.

    ResponderExcluir

Galeria de Vídeos