segunda-feira, 12 de setembro de 2011

SANDÁLIAS SUSTENTÁVEIS PARA EXPORTAR

As sandálias da marca Amazonas Sandals, criadas sob os conceitos de sustentabilidade, design e conforto, já foram lançadas de olho no mercado internacional. Produto do Grupo Amazonas, tradicional fabricante de componentes para calçados, as sandálias chegaram ao mercado em junho, na feira Pitti Immagine, em Florença, na Itália. Depois de passar também por feiras na Inglaterra e nos Estados Unidos, elas foram apresentadas nesta quinta-feira (01) ao público brasileiro, em evento realizado em São Paulo. O mercado árabe também está na mira da empresa.

"O projeto levou mais de três anos para ser desenvolvido", conta Ariano Novaes, diretor de Marketing do Grupo Amazonas. "A entrada no mercado internacional se deu a partir de uma demanda. Observamos que o mercado externo está muito mais receptivo a uma linha de produtos sustentáveis como essa", explica o executivo.

As sandálias da marca Amazonas são feitas de material biodegradável que, quando descartadas, levam apenas cinco anos para se decompor. Foram desenvolvidas quatro linhas do produto, alguns com borracha expandida (solado mais alto) e outras com borracha compactada (solado mais baixo). Os modelos de borracha compactada levam ainda materiais reciclados em sua composição.

Novaes também destaca o design do produto como ponto forte da nova marca. "Nossa ideia era ter uma sandália diferente da existente no mercado e, a partir dessa diferença, ter uma linha mais boneca, um produto que tivesse algo mais romântico, mais feminino".

A empresa já está atuando com distribuidores em países como Austrália, Canadá, México, França, Inglaterra, Espanha, Portugal e Japão. No mundo árabe, os planos são entrar a partir de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

"Temos interesse nos árabes. É um mercado muito bom e com alto consumo de sandálias. O intuito é fazer uma feira em Dubai, para atingir todos os países árabes e já começar a atuar nesses mercados", revela Frederico Pucci, executivo de Vendas Internacionais da empresa.

Pucci aposta no nome do grupo e no conceito do produto para ganhar o mercado internacional. "Primeiro, o nome Amazonas já lembra Brasil. Segundo, o conceito da sandália, totalmente sustentável e ecologicamente correto, é inovador e está em alta", afirma.

O executivo diz que ainda é cedo para falar de expectativas de vendas. "Estamos sentindo o mercado agora. No mercado internacional, a Amazonas é reconhecida como fabricante de componentes. Há também muitas pessoas que não conhecem a marca Amazonas, porém já usam. Temos que plantar a marca e isso é um caminho mais longo", explica.

Além dos Emirados, Pucci também vê outro país como porta de entrada para os países árabes. "A Arábia Saudita é um dos maiores compradores de calçados do mundo árabe. Logicamente, queremos atingir todos os países do Oriente Médio e Norte da África mas, em curto prazo, focaremos nos mercados saudita e dos Emirados".

No Brasil, as Amazonas Sandals estarão disponíveis a partir do final de setembro. A distribuição do produto começará pelos estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. Os preços devem variar entre R$ 19,90 e R$ 39,90. A produção das sandálias, que serão fabricadas nas plantas de Franca, em São Paulo, e João Pessoa, na Paraíba, será de 1,5 milhão de pares por mês, entre modelos femininos e masculinos.

Fonte: Agência Anba
01/09/2011

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