terça-feira, 12 de março de 2013

Sobre-estadia: seis considerações para evitar este custo na importação

Que se pronuncie o importador que inclui no custo da importação a eventual sobre-estadia, ou demurrage de contêiner. Não é incomum a incidência de demurrage de importação. Por isso, considere: 1. Negociar o prazo livre junto com o frete de importação; 2. Conhecer os valores diários cobrados após o prazo livre. US$ 100 a menos na tarifa podem ser consumidos em dois dias a mais de demurrage por contêiner; 3. Acompanhar o processo de importação desde a origem e ter os documentos e processo em ordem para agilizar a nacionalização; 4. Fazer uma inspeção da condição externa do contêiner antes de tirá-lo do terminal portuário; 5. Devolver o contêiner limpo de resíduos e no local indicado pelo armador; 6. Manter seus registros e documentos da devolução. Dependendo do tráfego de origem, os prazos livres podem variar significativamente. Entenda-se por prazo livre o tempo em dias e sem custo de sobre-estadia, para que a unidade seja devolvida ao local indicado como depósito de contêineres vazios do armador. Na maioria das vezes são as práticas concorrenciais que definem o tempo livre e também o valor da diária cobrada após o vencimento do prazo livre estabelecido. Os prazos livres mais generosos estão no tráfego da Ásia, de onde vêm os maiores volumes de importação e onde ficam entre 25 e 30 dias, a partir da descarga. Para outras origens, como Europa e América do Norte, os prazos médios negociados tendem a ficar por volta de 15 dias. E, quando os prazos livres de demurrage não são incluídos na ocasião da negociação do frete marítimo de importação, a tabela padrão do armador será aplicada e os prazos livres de custo vão ficar por volta de 7 a 10 dias para a carga seca e entre 2 a 5 dias para a carga refrigerada. Em torno de 90% da importação conteinerizada no Brasil, é acomodada em contêiner dry (para carga seca) e os restantes 10% são efetivamente usados para produtos mantidos sob refrigeração. As diárias são estabelecidas, normalmente, em US$ nos tráfegos internacionais. Para alguns armadores, as tarifas são maiores à medida que o contêiner fica maior tempo com o importador. Nesses casos a tarifa pode duplicar seu valor diário a partir da terceira semana após o prazo livre. Os valores diários começam ao redor de US$ 30 a US$ 60 o contêiner de 20 pés e 40 pés, respectivamente, para a carga seca. Na cabotagem as tarifas diárias são estabelecidas na moeda local, em reais, e esses valores refletem a conversão dos valores indicativos do transporte de longo curso. Como o trâmite de liberação da carga após a descarga no porto de destino é bem menos burocrática, os prazos livres também não variam tanto. Não negociar na hora da contratação do frete, significa abrir mão da margem, acrescentar custo à importação. Além disso, conhecer as obrigações e direitos e manter seus registros organizados são sempre importantes para confrontar cobranças futuras e controlar seus custos. * Clara Rejane Scholles é especialista em logística e diretora da Pratical One. Fonte: intelog.com.br Por: Clara Rejane Scholles **

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