quarta-feira, 22 de maio de 2013

A plena carga: Porto de Tubarão faz o maior carregamento de sua história


Vitória, 21 de maio de 2013 - Depois de passar por um processo de dragagem e de adequação de seu píer, o Porto de Tubarão realiza até esta quarta-feira, dia 22 de maio, o primeiro carregamento total de um navio do tipo Valemax, o maior mineraleiro do mundo, com capacidade total de 400 mil toneladas.

Este será o maior carregamento dos 47 anos de história do Porto de Tubarão, batendo o recorde anterior, de 2002, quando o navio Berge Stahl foi carregado com 335.088 toneladas de minério de ferro.

Com a dragagem, a profundidade do canal de navegação do Porto de Tubarão passou de 22,5 metros para 25,3 metros, possibilitando o carregamento de navios com até 23 metros de calado - distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa do navio.

A intervenção durou 22 meses sem que houvesse interrupção das atividades do porto. Desde janeiro de 2012, o Porto de Tubarão vem carregando parcialmente os navios Valemax, como parte do projeto da Vale de preparação do porto para receber os maiores mineraleiros do mundo.

Agora, após homologação da Marinha do Brasil, o navio Vale Espírito Santo, que tem 361 metros de comprimento e 65 metros de largura e inaugurou suas viagens no Porto de Tubarão em outubro do ano passado, volta ao local, de onde vai sair totalmente carregado com destino a Omã, no Oriente Médio.

"Com a conclusão desse projeto, Tubarão ganha eficiência e produtividade e bate mais um recorde histórico, o de maior volume de embarque em um único navio. Essa conquista faz parte da nossa estratégia de garantir mais competitividade para a Vale no atendimento a nossos clientes asiáticos e europeus", destaca o diretor global de Planejamento e Desenvolvimento da Vale, Fábio Brasileiro.

Os navios Valemax já atracaram em dez portos em todo o mundo, além das duas Estações de Transferência de Minério em Subic Bay, nas Filipinas.  Até o primeiro semestre de 2014, os mineraleiros também vão passar a atracar no terminal marítimo e centro de distribuição da Vale na Malásia.

O objetivo com a frota é maximizar a eficiência das operações e reduzir o custo do transporte transoceânico de minério de ferro para as siderúrgicas. Os navios do tipo Valemax são considerados os mais ecológicos no mercado de granéis sólidos, pois permitem a redução em 35% na emissão de carbono por tonelada de minério transportada comparado a navios de outras categorias.

Ao todo, até o fim deste ano serão 35 navios, entre próprios e contratados, com operação exclusiva para a Vale.


 Fonte: Assessoria de Imprensa Vale

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