quarta-feira, 29 de maio de 2013

PIB brasileiro empata com o dos EUA e fica em 2º no ranking mundial

O crescimento do PIB do Brasil no primeiro trimestre, de 0,6%, empatou com o visto nos EUA no mesmo período. A alta só foi menor que a verificada na Coreia do Sul e Japão, que empataram em primeiro lugar, com crescimento de 0,9%.

A Europa segue em baixa. Os PIBs da Holanda, França, Portugal, Espanha e Itália tiveram queda. Somente Alemanha e Reino Unido cresceram neste começo de ano.

Veja abaixo o crescimento dos países no primeiro trimestre:

Coreia do Sul: 0,9%

Japão: 0,9%

EUA: 0,6%

Brasil: 0,6%

México: 0,5%

Reino Unido: 0,3%

Alemanha: 0,1%

UE: -0,1%

Holanda: -0,1%

França: -0,2%

Portugal: -0,3%

Espanha: -0,5%

Itália: -0,5%

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que "os estímulos ao investimento estão todos em cima de mesa, e as empresas estão aproveitando". Ao analisar o crescimento de 0,6% no PIB no primeiro trimestre em relação ao resultado do último trimestre do ano passado, Mantega procurou ser bastante positivo. "O PIB em relação ao ano passado está acelerando", assegurou. Ele lembrou que o PIB do primeiro trimestre de 2012 cresceu apenas 0,1%, contra 90,6% agora. "Isso mostra que estamos crescendo a um ritmo de 2,2%", completou, referindo-se à taxa anualizada.

O ministro sustentou que o crescimento do nível do investimento privado na economia foi um dos melhores dados apurados pelo IBGE. "A presidente ficou muito satisfeita com o resultado do investimento", revelou. "O investimento está disseminado", disse Mantega. "Basta ver o consumo aparente de máquinas e equipamentos, com crescimento de 9,7%. E ainda não entraram em vigor as concessões, que vão elevar muito mais esse investimento". Ressaltou que "os investimentos do BNDES estão aumentando". Segundo o ministro, "os empresários estão aproveitando o custo baixíssimo do financiamento no Brasil inclusive para antecipar investimentos, o que dá uma dinâmica muito positiva para a economia".

Fontes: Brasil 247 e Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos