As exportações brasileiras de café para a América do Norte podem crescer com a venda do produto para a rede de alimentação Tim Hortons. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, está em Miami (EUA), reunida com executivos da empresa - controlada pela 3G Capital, do brasileiro Jorge Paulo Lemann - para tratar da ampliação daquele mercado.
Além de Kátia Abreu, participam da reunião o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), deputado Silas Brasileiro, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Roberto Simões. "Quero que o pessoal do café compreenda as exigências e me ajude a convencer os produtores sobre a oportunidade", disse a ministra.
Competitividade
Na reunião em Miami, a ministra e executivos da empresa tratam sobre as medidas que os produtores brasileiros precisam adotar para atender aos requisitos da Tim Hortons, que tem lojas no Canadá e Estados Unidos. Kátia Abreu pretende ampliar também a competividade do grão nacional para que o país seja o principal fornecedor da cadeia do setor de redes de alimentação.
A reunião deverá resultar em um protocolo privado, uma espécie de compromisso de entrega dos produtos nas condições que a empresa exige. "Os executivos da empresa se dispuseram a explicar por quais adequações o café brasileiro precisa passar e se ofereceram a vir ao Brasil para trabalhar com as indústrias, a fim de atender as demandas e a qualidade exigidas pela Tim Hortons", explicou a ministra.
A empresa compra anualmente 90 mil toneladas de café. Isso representa uma oportunidade para o Brasil, que entrega cerca de 9 mil toneladas à rede canadense. No total, as exportações brasileiras ultrapassam 36 milhões de sacas - ou 2,1 bilhões de toneladas do produto.
(Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) 19/06/2015 |
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