quinta-feira, 27 de agosto de 2015

DEPENDÊNCIA DE COMMODITIES PREJUDICA BRASIL


A participação dos produtos básicos na pauta de exportação brasileira deu um enorme salto desde o início dos anos 2000. As commodities representam, hoje, 47% das vendas do Brasil para outros países. Há 15 anos, o número estava em 22%.
O aumento das exportações de produtos como minério de ferro e soja contrasta com a queda nas vendas de manufaturados, que possuem maior valor agregado. Em 2000, 59% da pauta exportadora brasileira eram compostos por aviões, automóveis e outros industrializados. Nos sete primeiros meses de 2015, o acumulado não chegou aos 35%.
À frente da Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo federal, o ministro Roberto Mangabeira Unger admitiu que "o setor industrial encolheu no Brasil" e ressaltou que "mesmo as nossas maiores empresas, como operam em um setor de aproveitamento de recursos naturais, tem espectro de tecnologias relativamente estreito". Durante palestra concedida ontem na Fundação Getulio Vargas (FGV), Mangabeira falou também em "combater a doença holandesa no Brasil", se referindo à desindustrialização que pode ser causada pela dependência de produtos básicos, conforme noticiado pelo jornal DCI.

Fonte: Diário do Comércio e Indústria
26/8/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos