sexta-feira, 8 de setembro de 2017

ABPA contrata escritórios para defesa de exportadores sobre acusação de dumping pela China

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) contratou os escritórios MPA Trade Law, no Brasil, e Hylands Law, na China, para a defesa dos exportadores brasileiros de carne de frango na investigação apresentada pelo Governo Chinês, diante da acusação de pratica de dumping nos negócios junto ao país asiático.

A acusação foi apresentada por produtores de aves chineses, e está fase de investigação e consulta entre os Governos do Brasil e da China.

De acordo com o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, o objetivo é reunir e apresentar todas as informações necessárias, dentro do prazo estabelecido, para esclarecer quaisquer dúvidas acerca da conduta da cadeia exportadora de carne de frango do Brasil.

“O Brasil respeita as normas estabelecidas pela Organização Mundial do Comércio e não pratica dumping. Não há qualquer nexo causal entre as exportações brasileiras e qualquer eventual situação mercadológica local. Vamos clarificar todos os pontos e reiterar às autoridades nossas intenções de permanecer como um parceiro sólido e altamente confiável pela segurança alimentar do país asiático, com o objetivo de manter os atuais níveis de exportação em complementariedade à produção local, algo que é de interesse da população chinesa”, ressalta Turra.

Além dos escritórios contratados pela ABPA, as empresas acionadas no processo contarão com escritórios de advocacia contratados individualmente para a realização de suas defesas.

Fonte: Comex do Brasil

Data da publicação: 06/09/17

14 comentários:

  1. O ato de vender por um preço mais baixo, até mesmo mais baixo que o custo do produto, seria com intuito de derrubar a concorrência, assim trazendo lucros para si próprio, não tento que disputar com ninguém o mercado. Mas a pratica em si, desvaloriza a mão de obra e o valor que o produto tem.
    Adriana Santos
    comercio exterior
    manha - 1º semestre

    ResponderExcluir
  2. O Brasil ja passou por escândalos em relação a exportação de carne, e isso levou o país a um deficit nesta área por um longo periodo, a recuperação só veio no último semestre, mais problemas nessa área principalmente com a China prejudicariam a economia de nosso país.
    Lucas Conrado - FMU Noturno

    ResponderExcluir
  3. acredito que a situação seja causada devida a recentes problemas que foram descobertos com a operação carne fraca. entretanto a medida de contratação dos escritórios facilitará a resolução do problema.

    ResponderExcluir
  4. Depois do escândalo da operação carne fraca, os países passaram a ser mais criteriosos com o Brasil, a exportação de carne é de alta importância para o pais já que somos um dos países que mais exporta carne do mundo, espero que não ocorra nenhum imprevisto como anteriormente e que tenhamos o mais alto nível de qualidade das carnes brasileiras exportadas.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que nossos produtores não tenham cometido dumping e que essas acusações são falsas e os advogados contratados vão conseguir provar. Mas se for verdade é realmente uma pena, isso só desvaloriza o produto, e causa mais rebuliço e atrai mais mídia já que a operação carne fraca mal foi esquecida.
    Comex-1manhã-FMU

    ResponderExcluir
  6. Com a eclosão da exportação de carnes, tanto bovino quanto aviário, a busca pela lucratividade maior põe em risco a ética dos países envolvidos, por isso o Brasil, mais especificamente a ABPA, contratou o serviço de defesa para possíveis acusações e processos, que possam atrapalhar o momento de crescente que o país está iniciando.

    ResponderExcluir
  7. O Brasil esta se precavendo quanto as acusações feitas pela China de um possível dumping, gerado após a rebaixa do preço do frango gerando a duvida quanto a qualidade do produto.
    Com a queda da suposição o Brasil ira lucrar ainda mais com o produto, caso contrario se for averiguado e comprovado o possivel dumping o Brasil ira sofrer novamente com um novo escandalo.

    ResponderExcluir
  8. A china atualmente é um dos países que mais importa e exporta, e para assegurar sua economia está preocupa com as mercadorias vinda do Brasil, pois importar com valor abaixo de mercado prejudica o comercio local, podendo quebrar as industrias no mercado interno e criando monopólios de importação. Além de que o Brasil teve uma fase bem critica que foi da Carne Fraca. Se realmente o Brasil está seguindo corretamente as normas não tem o porque de dificultar as investigações, tem que dar todo o suporte para finalizar o caso.

    FERNANDA MENDES BATAGLIA RA 1700442 COMERCIO EXTERIOR - PERÍODO NOITE SALA 1204

    ResponderExcluir
  9. Após a operação carne fraca e a acusação de dumping, o Brasil está com a imagem manchada lá fora, com a contratação de escritórios de advocacia o caso poderá ser resolvido mais rápido, mostrando que o Brasil deseja permanecer sendo um parceiro de exportações de carnes e aves para o pais asiático.
    Natália Marques - COMEX - MANHÃ FMU

    ResponderExcluir
  10. Apartir do momento que o Brasil enfrentou a Operação Carne Fraca no início deste ano, os países que são nossos parceiros neste ramo ficaram receosos, afinal, somos uns dos países que mais exporta carne. Será muito benéfico ao nosso país que nada de errado seja encontrado nessa investigação, mas se for ao contrário, certamente iremos ter perdas de parceiros neste ramo e uma má visibilidade internacional.
    Jamille Araújo - COMEX FMU - Manhã 1º semestre.

    ResponderExcluir
  11. Os escândalos que envolveram a carne fraca afetou outros Países e ao contrario, o Brasil também se sentiriam receosos em obter produtos de má qualidades.
    A fama que acabou ficando manchada no Pais, foi o que deu espaço para tudo isso.
    Basta que a qualidade seja prestada conforme deve se, e que principalmente o resultado não seja algo que prejudique ainda mais.

    ResponderExcluir
  12. Tomara que as suspeitas da china em relação a má qualidade da carnes dos frangos exportadas do Brasil, estejam erradas, pois isso seria péssimo para nosso país, vendo que a pouco tempo passamos pelo escândalo da carne bovina, e presenciamos o quanto isso foi ruim para a visão do mercado lá fora e o quão será ruim caso as suspeitas do maior parceiro de importação no caso a china se concluíssem, perderíamos muito com isso.

    Michelle Santos
    Comércio Exterior- FMU Noite

    ResponderExcluir
  13. O Brasil tem a imagem do país da propina e corrupção. Talvez seja infundado tais acusações, mas no decorrer das investigações será possível esclarecer tudo.

    ResponderExcluir
  14. Pelo fato de ter ocorrido a operação carne fraca o Brasil acaba perdendo a confiança dos outros países importadores de nossos produtos, sendo assim a China caba tendo uma desconfiança das mercadorias vinda do brasil.

    Rodrigo Mattos RA:1918984 COMERCIO EXTERIOR Período:Noturno

    ResponderExcluir

Galeria de Vídeos