A busca por alternativas para transporte é a palavra de ordem entre as empresas que dependem exclusivamente do modal rodoviário para logística. Uma alternativa que tem chamado atenção - mas que ainda carece de investimentos enormes - são as hidrovias, setor que cresceu 11% em seis anos e viu os problemas avançarem na mesma velocidade.
Os números, levantados pela Antaq, apontam ainda que a quantidade de embarcações operando por esse modal avançou 69,9% entre 2010 e 2016, um crescimento expressivo, mas pouco controlado. "Apesar do maior interesse dos empresários em cotar o transporte por hidrovias, ainda temos muito amadores trabalhando nesse segmento, e o contato com empresas irregulares pode afastar um cliente em potencial", afirmou o membro do Sindicato dos Armadores do Amazonas (Sindarma), Milton Coelho Guimarães, conforme noticiado pelo jornal DCI.
Fonte: Diário do Comércio e Indústria - DCI
Data de publicação: 25/09/2017
As hidrovias são um opção, porém ainda existe muitas falhas para que essa seja a primeira opção como a rodovia hoje em dia é, por isso é menos confiável e menos escolhido pelas empresas.
ResponderExcluirNo Brasil o principal meio de transporte é o terrestre, através de cargas. Falta investimento e estrutura no país para outros meios de trasporte, por mais que haja crescimento nessa modalidade de hidrovias, é considerado baixo comparado a outros meios de transporte, ou seja, também falta regulamentação.
ResponderExcluirO Brasil possui 42 mil km de rios em potencial de navegação, porém a desorganização e o uso das hidrovias para uso irregulares como tráfico de drogas e animais causa certa desconfiança. As hidrovias são um grande potencial mas não são utilizadas corretamente e nem dão importância pra isso, se começarem a reavaliar o uso e dar valor esse crescimento só vai aumentar cada vez mais.
ResponderExcluirÉ preciso investir na infraestrutura, melhora e adaptação dos modais.
ResponderExcluirNo Brasil, o modal mais utilizado no transporte é o rodoviário, que além de ter um custo mais alto, prejudica mais o meio ambiente. Este por sua vez, deveria ser apenas o transporte intermediário.
Investindo no transporte da mercadoria em outro modal, sendo ferroviário ou hidráulico, mesmo tendo alguns dias a mais nas entregas, será visível no custo, reduzindo e gerando maior lucro para a empresa.
o Transporte através das hidrovias deveriam ser levados em consideração, tendo em vista que é um meio pouco utilizando no Brasil, o Terrestre na qual são mais utilizados além de serem poluentes são desobedecidos em grandes partes por normas no quesito de motoristas.
ResponderExcluirComo citado no texto: "(...) ainda temos muito amadores trabalhando nesse segmento, e o contato com empresas irregulares pode afastar um cliente em potencial", ou seja, a falta de mão de obra qualificada, falta de investimentos e de conhecimento ainda são os fatores problematizadores desta situação. Precisamos encontrar outros meios de expandir nossas vendas (internas ou não) e pensar que este investimento trará lucros imensuráveis.
ResponderExcluirO modal de transporte que possui mais presença no Brasil é o rodoviário que prejudica muito o meio ambiente e também é de alto custo. Poderia ter mais investimento no modal hidráulico, pois seria feito de maneria que o custo reduziria(porque não é um modal que possui alto custo) gerando assim mais lucros para as empresas.
ResponderExcluirJamille Araújo - COMEX FMU - Manhã 1º semestre
É extremamente importante que o governo tome iniciativas de ampliação desse modal, pois irá traz enormes benéficos para as empresas, bem como, facilitarão a entrada de mercadorias.
ResponderExcluirRamon Nery
Comex - Noite
Enquanto as hidrovias forem pouco controladas e terem problemas, aumentará à procura das rodovias como transporte. Deveríamos investir em uma nova logística nas hidrovias e na capacitação das pessoas para trabalharem com esse modal que saíra mais em conta para as empresas.
ResponderExcluirDaniele Sanchez - RA: 1660198
Sala: 1204 Turma: 096201A15
O Transporte Rodoviário além de caríssimo, esta ultrapassado, lento e retrocado. Quem sabe algum investidor, para acreditar e investir nas ferrovias e hidrovias brasileiras.
ResponderExcluirSandra Franco Fmu Comex Noturno
deve investir em hidrovias para obter um melhor escoamento de produtos , essa atitude ira proporcionar para pais uma melhoria na logística e consequentemente maior venda.
ResponderExcluirdeve investir em hidrovias para obter um melhor escoamento de produtos , essa atitude ira proporcionar para pais uma melhoria na logística e consequentemente maior venda.
ResponderExcluirÉ se extrema importância iniciarem investimentos no transporte através de hidrovias. Somos um país que possui mais de 40 mil km de Rios navegáveis. Sem dúvida há muito potencial na utilização desse perfil de transporte.
ResponderExcluirInfraestrutura e fiscalização são necessários de forma imediata para que a profissionalização de empresas nesse segmento aconteçam.
Rafael Crisanto dos Anjos Junior – RA 1935611 / 1° Semestre - Comex – Noturno
Uma realidade do nosso país, as hidrovias necessitam passar por regulamentações que padronizem esta modalidade, gerando mais credibilidade nesse segmento enquanto não temos um sistema de embarcação avançado, envolvendo ferrovias, portos e aeroportos.
ResponderExcluirÉ essencial investir em outros modais para que não fiquemos refém do modal rodoviário, pois o mesmo é caro, gera muitos poluentes e apresenta baixa segurança.
ResponderExcluirMas não será possível investir em outros modais, como o hidroviário mencionado na notícia, sem que haja uma acompanhamento de nosso governo, inclusive no sentido de fiscalização.
Melinda Rodrigues
O Brasil precisa investir mais e mais em infraestrutura, para uma melhoria e qualidade para exportações.
ResponderExcluirA procura por transportes hidroviários aumentou, porém apesar de transportes por hidrovias serem uma opção as empresas que contratam esse meio de transporte querem qualidade e segurança de poder confiar no serviço, mais por falta de preparo de amadores neste tipo de transporte essa opção se torna duvidosa. O governo deve investir nessa área e ajudar a qualificar as transportadoras.
ResponderExcluirNo Brasil há pouco investimento em transporte de mercadorias e as poucas alternativas que as empresas encontrar para fazer o escoamento das mercadorias, tem uma péssima infraestrutura, o que podemos percebe nessa matéria, prejudicando assim empresas que necessita desses meios. (Rosana Pereira da Silva/Comércio Exterior-RA: 1721988)
ResponderExcluirCom o aumento de fluxo na hidrovia , o Brasil deve investir em infraestrutura pois há uma longa extensão de rios no país e as hidrovias são uma ótima opção de transporte de mercadorias .
ResponderExcluirComo crescimento do uso de hidrovias para transporte como um meio alternativo, também cresceu o transporte irregular por meio desse oque pode atrapalhar um "cliente em potencial" de fazer uso desse recurso.
ExcluirCamila Ferreira da Silva
Comércio exterior noite
RA: 1697102