Brasil não reconhece a declaração de independência da Catalunha
O Ministério das Relações Exteriores anunciou neste sábado (28) que rejeita a declaração de independência da Catalunha. Em nota, o Itamaraty pede respeito à Constituição da Espanha e informa que o governo brasileiro acompanha com atenção os desdobramentos relativos à região.
No comunicado, o governo brasileiro "reitera seu chamado ao diálogo com base no pleno respeito à legalidade constitucional e na preservação da unidade do Reino da Espanha".
Na sexta-feira (27), parlamentares catalães declararam a independência da região dissidente. Em resposta, neste sábado, o presidente da Espanha, Mariano Rajoy, delegou à sua vice-presidente as funções e competências de chefe do Executivo da Catalunha no lugar do líder catalão Carles Puigdemont.
A decisão segue determinação de decreto estipulado pelo Conselho de Ministros do país que votou pelo restabelecimento da legalidade constitucional na Catalunha pouco depois da declaração de independência.
O governo espanhol decretou então a remoção de todo o gabinete de Puigdemont, e Rajoy decidiu dissolver o Parlamento regional e convocou eleições autônomas para 21 de dezembro.
Fonte:Agência Brasil
Data de publicação:28/10/2017
Como o Brasil tem relações com a Espanha, e a Catalunha é o foco das riquezas do País, o Brasil com certeza não apoiará a independência da região, pois assim saíra perdendo fazendo acordos com um país que está em crise.
ResponderExcluirDaniele Sanchez - RA: 1660198
Sala: 1204 Turma: 096201A15
O Brasil tem inúmeros acordos com a Espanha sendo que em 2016 a Catalunha Exportou para o Brasil 539 milhões de euros e importou 937 milhões, a região da Catalunha que tem Barcelona como capital 16% da população do país, representa 19% do Produto Interno Bruto (PIB) espanhol e mais de um quarto das exportações, sendo que essa importância é voltada também ao turismo.
ResponderExcluirPara o Brasil a independência poderia afeta a confiança dos investidores, já que a Catalunha teria que sair do bloco do euro, não sendo tão competitivos.
Michelle Silva - FMU.
A Espanha, além de possuir uma relação comercial histórica com o Brasil, hoje é um de nossos principais parceiros, sendo o 11º principal destino de nossas exportações.
ResponderExcluirSó no ano passado, o fluxo de comércio entre Brasil e Espanha foi em torno de USD 5,2 bilhões, de acordo com o MDIC.
A Catalunha é uma das regiões mais ricas da Espanha, concentra diversas indústrias (algumas abertamente posicionadas como separatistas) e o Porto de Barcelona.
Atualmente, creio que muitas empresas brasileiras devam ter negócios que dependam desta região, e isto é preocupante na medida que a Catalunha declara sua independência mas não é reconhecida pelo resto do mundo (Brasil incluso), que pode eventualmente impor sanções comerciais.
Melinda Rodrigues
Essa Independência da Catalunha não é bom para a Espanha que irá se aprofundar na crise financeira além de gerar desemprego, e nem para o Brasil economicamente em relação as exportação, pois além de ser um "suicídio" politico a Catalunha sairá do bloco da União Europeia, que pode impor sanções comercias.
ResponderExcluirFERNANDA MENDES BATAGLIA RA 1700442 SALA 1204 COMEX FMU NOITE