sexta-feira, 20 de outubro de 2017

EUA: Embratur divulga visto eletrônico e destinos nacionais em feira de turismo de negócios

Atrair grandes grupos de turistas -americanos ficará mais fácil: os vistos eletrônicos poderão ser emitidos a partir do próximo verão, já em janeiro. Isto foi divulgado e bem recebido pelos participantes da feira IMEX, em Las Vegas, nos EUA, onde a Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo) marcou presença em outubro. Além disso, o novo calendário anual de eventos no Rio de Janeiro e toda a potencialidade brasileira para sediar grandes encontros e eventos multiculturais fizeram parte dos destaques no estande brasileiro.

“Mostramos aos organizadores e compradores de grandes eventos internacionais que estamos preparados, receptivos, com infraestrutura e quebrando barreiras, reafirmando que o turismo está cada vez mais na agenda política e econômica do Brasil”, frisa Vinicius Lummertz, presidente da Embratur.

O segmento MICE (Turismo de Negócios e Eventos em inglês) é de grande importância para o País, pois os viajantes desta categoria costumam ter um gasto maior, gerando assim mais receitas e rentabilidade. A IMEX é uma das mais importantes feiras de turismo de negócios que ocorre nos Estados Unidos e recebe mais de 10 mil pessoas em seus três dias de realização, dentre os mais importantes tomadores de decisão do turismo de vários países, sobretudo dos Estados Unidos.

“Além disso, o turista de negócios auxilia os destinos brasileiros a não dependerem da sazonalidade do verão, sol e praia, nossos mais famosos atrativos”, reforça Lummertz. “Nos últimos anos recebemos aqui grandes eventos, que incrementaram a nossa cadeia hoteleira, os aeroportos, e aparelhos turísticos. A participação da Embratur nas feiras internacionais busca consolidar esta vocação brasileira, que é a hospitalidade, o turismo, no exterior”, finaliza o presidente.

Embratur na IMEX

Os hosted buyers (compradores especializados em Turismo de Negócios e Eventos) foram o principal público do estande brasileiro, representando 59% dos visitantes. A América do Sul aparece como 2ª colocada no ranking de destinos de interesse dos participantes da feira, atrás apenas dos EUA, e a frente de Canadá e Caribe, o que reforça a importância de mostrar os atrativos do Brasil neste encontro, bem como o destaque e oportunidade para consolidar a imagem do País como forte concorrente no que diz respeito ao segmento MICE.

Nesse caso, o Brasil conta com uma vantagem competitiva grande, frente a outros destinos por conta da infraestrutura moderna já instalada no País, legado dos megaeventos. A busca pela infraestrutura para realização de eventos foi o foco principal das visitas ao estande da Embratur, na qual a cadeia hoteleira aparece como principal interesse específico. Outros assuntos de interesse que ganharam destaque foram centros de convenção e locais para sediar os eventos, opções de entretenimento e fornecedores para eventos em geral.

Os dados mostram que existe no Brasil uma boa plataforma para incrementar o turismo, especialmente para o resgate da cidade do Rio de Janeiro, grande realizadora de eventos internacionais.

Fonte: Embratur

Data de publicação: 19/10/2017

2 comentários:

  1. Como a América do Sul é o 2° destino mais procurado, nosso país terá que investir na segurança desses pontos estratégicos de eventos. Pois, por maioria das vezes o que vemos nos jornais principalmente sobre a cidade do Rio de Janeiro, são turistas sendo atacados nas ruas, sendo assaltados a luz do dia, fazendo com que o mesmo não queiram mais retornar ao país, mesmo que o evento seja bem realizado. Portanto, o país tem muitos atrativos espalhados que podem atrair a atenção dos turistas até mesmo brasileiros que moram em outras cidades, mas terão que ajustar algumas questões principalmente a de segurança.
    Daniele Sanchez - RA: 1660198
    Sala: 1204 Turma: 096201A15

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  2. Neste mês a Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo) esteve na feira IMEX em Las Vegas, uma das mais importantes feiras de turismo e negócios nos EUA, falando um pouco sobre o turismo (principalmente de negócios e eventos) estaria dentro da agenda política e econômica brasileira. Além disso, divulgaram o novo visto eletrônico.
    O que achei interessante nesta reportagem é que o presidente da Embratur pontuou a importância do turista de negócios para o Brasil, pois é um tipo de viajante que geralmente gasta mais e faz com que nós diversifiquemos o risco de depender somente dos destinos ligados à praia e verão.
    Dá para entender que a participação da Embratur nas feiras internacionais visa fixar a imagem do Brasil no exterior como um país preparado para receber grandes eventos e turistas com infraestrutura e hospitalidade, mas neste ponto entra a minha discordância pessoal pois acho que muitas vezes não estamos preparados.
    Que legado é esse que sobrou dos megaeventos? Não sei números, mas ouvi falar de tantas obras inacabadas ou abandonadas.
    Além disso, mencionar o Rio de Janeiro como uma cidade para se resgatar o turismo mas não ter nenhum respaldo do Estado na questão da segurança pública é inconsequente, hoje (24/10) mesmo saiu no New York Times a notícia ''Polícia brasileira mata turista espanhola no Rio''. É justamente este tipo de imagem que o Estado brasileiro passa ao exterior, e não é a Embratur em feiras internacionais que vai mudar isso.

    Melinda Rodrigues

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