sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Porto de Santos recupera calado máximo no Trecho 1




Data de publicação:22/10/2017
O Porto de Santos recuperou o limite máximo do calado operacional de 13,2 metros no Trecho 1 do canal de navegação, que vai da Barra até o Entreposto de Pesca. Com isso, em dias em que a maré está alta, navios com até 14,2 metros de calado (profundidade que pode ser atingida pela embarcação) estão autorizados a trafegar no complexo santista, até as proximidades da Brasil Terminal Portuário (BTP).
A decisão foi tomada após a análise, por parte da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), de uma batimetria (levantamento de profundidade) encaminhada pela estatal que administra o Porto de Santos.
Com o resultado a análise, o Porto volta ao patamar de navegação que havia perdido após o assoreamento (deposição de sedimentos) no final do primeiro semestre. Isto porque, no dia 30 de junho, as autoridades portuária e marítima foram obrigadas a restringir a navegação para navios com até 12,3 metros de calado.
Fonte:A Tribuna

6 comentários:

  1. Recuperar o limite do calado operacional do maior porto do país já é começo, com o assoreamento os navios tiveram que diminuir a carga operando com cargas mais leves, navios de grande porte não conseguiam entrar resultando em prejuízo para a economia do país.
    Michelle Silva FMU

    ResponderExcluir
  2. Com esse aumento podemos ver que Brasil está expandindo dentro do comércio exterior, Sabendo que em relação aos outros países Brasil Ainda está abaixo da média .

    ResponderExcluir
  3. Com assoreamento dentro do Porto de Santos, há uma diminuição na capacidade de cada navio que passa pelo Trecho 1. Fazendo com que os navios que já não operam com grandes capacidades, diminuir mais ainda a sua carga dentro do navio.
    E com essa retomada, podemos voltar a capacidade normal por navio, não impactando com grandes problemas a economia brasileira.
    Daniele Sanchez - RA: 1660198
    Sala: 1204 Turma: 096201A15

    ResponderExcluir
  4. Boa notícia, pois indica menos problemas operacionais no Porto de Santos, garantindo a navegabilidade necessária para não prejudicar o fluxo das mercadorias.
    No entanto, a questão do calado de Santos parece-me que vai além, pois todo ano há debates sobre o assunto, e problemas vão e voltam, principalmente no que tange o serviço de dragagem.
    Este ano, conforme mencionado na notícia, houve problemas na navegabilidade em Santos, isto porque a dragagem (retirada dos sedimentos que ficam no fundo do mar) estava suspensa, diminuindo a profundidade do canal, devido a uma briga judicial entre empresas responsáveis pelo prestação do serviço.

    Melinda Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. Com a recuperação do limite máximo calado melhorara nossa economia, pois vamos voltar a receber embarcações com cargas mais pesadas.

    ResponderExcluir
  6. Ótima noticia para o Brasil e para o Porto de Santos que voltará a receber navios de grande porte, e assim impulsionar ainda mais a economia do pais.

    FERNANDA MENDES BATAGLIA RA 1700442 SALA 1204 COMEX NOITE FMU

    ResponderExcluir

Galeria de Vídeos