Em 2017, o Brasil registrou seu maior saldo comercial da história. Com o comércio exterior favorável, os produtos brasileiros ficaram mais competitivos e as importações também aumentaram - um sinal do aumento da demanda interna por conta da retomada do crescimento.
Esse crescimento foi causado, principalmente, pela retomada da indústria automotiva, que passou a exportar mais e também pela grande exportação de produtos básicos, como minério de ferro e petróleo. Nesse último caso, a corrente de comércio aumenta pois os preços desses produtos estão em alta no mercado internacional, o que incentiva os produtores brasileiros.
Expectativas
Para o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, o Brasil deve continuar a registrar resultados positivos em 2018. "Nossa expectativa é de um superávit [comercial] em torno de US$ 53 bilhões, um ótimo superávit", disse o executivo.
Ele comentou o bom desempenho de produtos como petróleo e minério de ferro e disse acreditar que o destaque deve continuar com a indústria automotiva, tendo em vista a tendência de crescimento da economia argentina. "Quando ela [Argentina] cresce, demanda produtos do Brasil. Especialmente no setor automotivo, que deve ser mais uma vez o grande propulsor [do comércio exterior]", analisa.
Fonte: Governo do Brasil
Data de publicação:05/03/2018
Apesar de alguns pontos negativos no Brasil , bom lermos que em alguns quesitos Brasil está indo bem.
ResponderExcluirO Brasil deveria prestar mais atenção nos países a sua volta, este exemplo da Argentina é ótimo para mostrar o quanto nós podemos crescer se soubermos aproveitar as demandas dos países que nos cercão.
ResponderExcluirGustavo Ducci Damasceno
RA 8351270
Logística 4ª semestre Noturno
Caique Alefe
ResponderExcluirRA 5614034
Logística, 4º Semestre - Noturno
O Brasil sempre foi uma potência, quando se trata de exportações. Espero que com esses dados, o governo mostre mais interesse e passe a investir mais nas áreas que trazem esses bons números ao Brasil.
Apesar da baixa representatividade do Brasil no comércio internacional, é fundamental que estes momentos propícios sejam aproveitados para que o país cresça neste cenário, e para ajudar na retomada da economia interna. É importante também que medidas sejam adotadas -a nível governamental- para estimular as atividades dos setores mais representativos, formulando uma estratégia de expansão mercadológica.
ResponderExcluirO Brasil tem que tirar de exemplo essa onda forte da balança comercial e aproveitar os recursos que estão á sua volta. Assim como a Argentina pode crescer a ajudar na nossa exportação a partir de sua demanda de produtos brasileiros,deve-se ficar de olho na crescente de outros países também.
ResponderExcluirBrenda Emília
COMEX - FMU- NOTURNO
RA 1771460
Foi o primeiro crescimento do setor após 5 anos, nas importações voltaram a ter crescimento pois nós brasileiros estamos aos poucos, retomando nossas compras, e pelo lado das exportações houve crescimento nos setorres de minério de ferro, automóveis , carnes e petróleo
ResponderExcluirO Brasil com o aumento recorde na balança de exportação aumenta a economia do país, sendo assim o governo deveria aumentar a intenção de aquisição dos brasileiros para a área de importação também.
ResponderExcluirRafaela Provinciano de Santana
Comércio Exterior, 3° semestre, matutino
RA:8468530
O Brasil é um país com grande diversidade produtiva. Acredito que se for explorado as parcerias e analisar oportunidades de negócios,O crescimento pode aumenta ainda mais.
ResponderExcluirBárbara Araujo.
RA:8233833
Logística 4° semestre/noturno
Boa tarde!
ResponderExcluirMais uma grande conquista para o Brasil no comércio exterior, que apesar dos grandes entraves como péssima a infraestrutura de rodovias, portos e aeroportos, consegue driblar os obstáculos e ganhar competitividade no mercado internacional.
Eliton Almeida
Comércio Exterior
4º Semestre, Noturno
RA: 8384733