Segundo noticiado pelo O Estado de S. Paulo, o conselheiro de comércio do governo americano, Peter Navarro, disse ontem que o plano do presidente Donald Trump para sobretaxar as importações de aço e alumínio valerá para todos os países. Aliados dos EUA, como o Canadá, protestaram contra o movimento de Trump, argumentando que não deveriam ser incluídos nas novas regras tarifárias. O Pentágono havia recomendado tarifas "direcionadas", de modo a não prejudicar parceiros comerciais. Mas Navarro disse que Trump decidiu adotar tarifas de importação abrangentes, com o objetivo de ajudar fabricantes americanos.
Fonte:O Estado de S.Paulo
Data de publicação:05/03/2018
Debora Carvalho
ResponderExcluirComércio Exterior 3º semestre
Matutino
RA: 8953945
Com certeza essa decisão de Trump deve estar deixando todos os envolvidos preocupados. Os países estão reagindo negativamente com o posicionamento do presidente, e como ameaça a essas imposições Donald Trump pretende também criar tarifas para veículos que entram livremente nos EUA.
A partir deste tipo de atitudes que o Brasil deveria começar a produzir seus próprios produtos e não deixar cada vez mais dinheiro e oportunidades de negócios como estas escaparem.
ResponderExcluirGustavo Ducci Damasceno
RA 8351270
Logística 4ª semestre Noturno
Caique Alefe
ResponderExcluirLogística, 4º Semestre - Noturno
RA 5614034
Claramente o Trump não pensa em ninguém além de si e seu país. Espero que os protestos continuem e que isso não vá de fato pra frente. Não adianta nada beneficiar só o próprio mercado americano e ter o resto do mundo prejudicado, sendo que ambos precisam trabalhar em harmonia.
Com medidas como esta, para um país com grande disponibilidade de minério de ferro como o nosso, fica clara a necessidade de se desenvolver a produção e aproveitamento interno do aço (e de outras matérias primas), a fim de agregar valor aos exportados.
ResponderExcluirCom essa medida adota por Trump segundo ele vai fortalecer o emprego e a industria em seu país mais pelos noticiários isso está gerando vários impactos globais nas bolsa de valores e pelo visto impactara nos investimentos das multi-nacionais. Com essa medida ele quer reduzir o deficit da sua balança comercial, e tentar colocar o Estados Unidos em primeiro lugar na siderurgia que atualmente é a China
ResponderExcluirItalo Lucas
Logística 4°Sem
Noturno
Temos novamente algo de negativo vindo de Trump, presidente da maior potência mundial. Essa noticia mostra mais uma vez como ele está preocupado em beneficiar somente seu país e não pensar num contexto geral, levando em consideração o mundo. É necessário que os países mundo afora, sendo ou não parceiros políticos dos EUA, façam protestos para que o governo estadunidense reconsidere sua decisão.
ResponderExcluirBruno Vizotto
RA : 8631130
Comércio Exterior 3º semestre
Matutino
FMU
Trump está querendo transformar os EUA em um país autárquico, porém por mais desenvolvido que seja um país ele não produz tudo o que consome. Creio que isso será uma tentativa falha de mostrar a grandeza (digamos assim) dos EUA.
ResponderExcluirGiovane dos Santos Pereira Junior
Comércio Exterior
3° Semestre Matutino
RA 8951840
Essa medida protecionista do Donald Trump é preocupante, é comum países ajudarem suas industrias nacionais, mas esse aumento nas tarifas é visto como algo desnecessário por grande parte dos seus aliados, torcemos para que isso seja reversível.
ResponderExcluirGabriel Ambrósio 8835582
Comex 3ªSemestre Matutino