quarta-feira, 21 de março de 2018

Economia brasileira cresce 0,9% no trimestre finalizado em janeiro, diz FGV



A economia brasileira teve um crescimento de 0,9% no trimestre finalizado em janeiro deste ano, na comparação com o trimestre anterior (encerrado em outubro de 2017).
A estimativa é do Monitor do PIB (Produto Interno Bruto, a soma de todas as riquezas produzidas no país), da Fundação Getulio Vargas (FGV), que busca antecipar o desempenho do PIB, divulgado trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com o trimestre encerrado em janeiro de 2017, o PIB avançou 2,2%, segundo a FGV. O destaque foi o crescimento das atividades de agropecuária (8,2%), transformação (6,1%), comércio (4,6%) e transporte (2,9%). O crescimento da agropecuária foi influenciado pela alta de 26% da pecuária. A agricultura, por sua vez, teve queda de 1,9%.
Ainda na comparação com o trimestre encerrado em janeiro de 2017, pela ótica da demanda, o consumo das famílias aumentou 2,7% e a formação bruta de capital fixo (investimentos) avançou 4,4%. A taxa de investimento sobre o PIB ficou em 17,7%.
No comércio externo, as exportações cresceram 1,9%, mas as importações tiveram uma alta ainda maior (7,6%).
No acumulado de 12 meses, o PIB teve alta de 1,2%. Considerando-se apenas janeiro deste ano, houve uma queda de 0,3% na comparação com dezembro de 2017.
Fonte:Agência Brasil
Data de publicação:21/03/2018

4 comentários:

  1. Talvez isso esteja acontecendo devido a implementação das diversas reformas, em vários setores, o controle da inflação, redução de juros e reformas do marco legal, inclusive a trabalhista. Só ressalto, talvez!

    ResponderExcluir
  2. Olhando com uma certa perspectiva, às notícias são positivas para nos brasileiros, isso mostra que a economia está crescendo e que logo mais a industria nacional irá fazer o mesmo, gerando empregos e novos investimentos em determinadas atividades, tais como a agropecuária, que teve um avanço considerável.

    Bruno Vizotto
    RA : 8631130
    Comércio Exterior 3º semestre
    Matutino
    FMU

    ResponderExcluir
  3. Debora Carvalho
    Comércio Exterior 3º semestre
    Matutino
    RA: 8953945



    O consumo das famílias foi o fator principal para esse aumento, pois os impostos atribuídos aos produtos contribuiu positivamente para o crescimento do PIB. Máquinas e equipamentos também fazem parte da colaboração para o devido crescimento.

    ResponderExcluir
  4. Mais um avanço e uma notícia de grande importância a nossa economia
    como os economistas já haviam mencionado, que o nosso PIB iria retomar o crescimento pouco a pouco

    Italo Lucas
    Fmu Logística 4°sem
    Noturno

    ResponderExcluir

Galeria de Vídeos