Segundo noticiado pela A TRIBUNA ON-LINE, os estivadores do Porto de Santos iniciaram uma operação padrão às 7 horas desta quinta-feira (1º), como forma de protesto por conta da decisão do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) de implantar o intervalo de 11 horas de descanso entre as jornadas dos trabalhadores avulsos (TPA's). Na prática, isso significa que os trabalhadores irão embarcar nos navios, porém atuarão com o mínimo de pessoas possível. Haverá uma reunião para tentar resolver o impasse.
Fonte:A Tribuna
Data de publicação:01/03/2018
Fiquei com algumas dúvidas e várias certezas após ler o texto.
ResponderExcluirComo uma organização que pleiteia algo tão grande como o porto de Santos queria impor uma mudança tão grande em dois dias?
Durante os dez dias desde a aprovação unânime da implantação do descanso de 11horas o que ministério do trabalho estava fazendo que não informou os sindicatos responsáveis?
Talvez sejam dúvida que até mesmo eles iriam se enrolar na hora de explicar, mas talvez se tentassem, teriam uma aceitação melhor e mais rápida todas as partes envolvidas, pois apesar de não ter conhecimento sobre as atividades feitas diariamente no porto, acho uma ideia boa e pode ser até produtiva.
Tendo um revezamento entre os trabalhadores, estará dando mais oportunidades aos colaboradores da classe, evitando que as "panelinhas" sempre se beneficiem e podendo gerar até mais oportunidades no setor.
Kerollenn Crystyam turma de
logística 4° semestre.
Este tipo de restrição nas cargas horários está cada vez mais tomando espaço dentro entre as áreas de trabalhos autônomos, não acho correto os órgãos públicos tentaram restringir o tempo de trabalho deste tipo de trabalhador uma vez que eles precisam destas horas excessivas para completarem suas rendas.
ResponderExcluirDebora Carvalho
ResponderExcluirComércio Exterior 3° semestre
Matutino
RA:8953945
Os Estivadores estão reivindicando a manutenção do mercado de trabalho, o 'não extermínio do avulsos nos terminais' e melhores salários
Caique Alefe
ResponderExcluirRA - 5614034
Logísitica, Noturno - 4º Semestre
Não se faz uma mudança drástica assim na carga horária dos trabalhadores, ainda mais com 2 dias de antecedência. Muitos desses trabalhadores precisam dessa carga horária para prover o sustento de suas famílias, suas casas e de si próprio.
O ideal seria no mínimo, ter existido uma reunião adequada sobre o assunto, onde seria avisado aos trabalhadores com bastante tempo de antecedência.
Para os Estivadores isso não é um bom negócio,pois tais precisam de uma carga de trabalho maior para aumentar a remuneração.Porém esse trabalho é,um trabalho perigoso, insalubre e estressante,assim o excesso de trabalho pode ocasionar acidentes trabalhistas, o que não será bom para nenhuma das partes.
ResponderExcluirEu concordo que os Estivadores devem lutar por melhores condições de trabalho e por uma remuneração maior pois a função é insalubre e deve ser valorizada,mas essa reivindicação deve respeitar uma carga horário que não seja excessiva.
Bárbara Araujo
Logística/Noturno
RA:8233833