O Mercosul caminha para fechar um acordo comercial com a União Europeia (UE) este ano, pondo fim a quase 20 anos de negociações, disse o ministro da Fazenda da Argentina, Nicolás Dujovne. Ele alertou para a tendência de aumento do protecionismo na economia mundial e afirmou que os governos não podem ser complacentes nem buscar soluções individuais. Se o acordo com a UE for fechado, o ministro estima que a Argentina vai saltar de um acesso a 9% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial para 35%. As informações estão na edição de hoje do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte:O Estado de S.Paulo
Data de publicação:19/03/2018
Um boa notícia para os países da America do Sul, visto que o benefício que esse acordo trará para os Sul-americanos irá além da diminuição de taxas de importação/exportação, mas também irá ajudar no crescimento e desenvolvimento do PIB, como aponta o ministro da Fazenda argentina, Nicolás Dujovne.
ResponderExcluirBruno Vizotto
RA : 8631130
Comércio Exterior 3º semestre
Matutino
FMU
A UE é um bloco econômico de grande importância mundial e com um acordo fechado isso irá alavancar a economia do Mercosul. Também irá aumentar a gama de clientes do nosso bloco.
ResponderExcluirGiovane dos Santos Pereira Junior
Comércio Exterior
3° Semestre Matutino
RA 8951840
Há tempos vem se discutindo o acordo comercial entre UE e Mercosul. No que tange o agronegócio o Brasil deve ser cuidadoso para não sair em desvantagem. No meu caso, trabalho com vendas de óleos vegetais, e posso dizer que para este mercado o acordo será super benéfico. Hoje, deixamos de vender para a Espanha, porque não conseguimos ser competitivos devido ao imposto de importação que os espanhóis colocam na conta na hora de analisar uma compra do Brasil. Aguardamos com altas expectativas novidades sobre o fechamento do acordo.
ResponderExcluirMelinda Rodrigues
Téc. Comex FMU - 2o semestre - RA 1900126
RA: 8726783
ResponderExcluirKathlen Monteiro Xavier
Comércio Exterior 3° semestre manhã
Pelo o que pude observar, a Argentina será muito bem beneficiada caso o acordo seja realmente fechado, visto que ela terá um grande aumento no seu PIB de 9% para 35%.
Também podemos ressaltar que nesse acordo, quem vai "liderar" é o Brasil, por ter um PIB de 40% da região (Mercosul).
Se esse acordo com a UE realmente for aprovado, poderá trazer bons benefícios para o Mercosul, como diminuição das Barreiras tarifárias e também das Tarifas aduaneiras, ou até mesmo o Livre Comércio entre eles, o que ajudará na importação de produtos com menos custo de impostos e também nas exportações, visto que o Comércio Exterior é uma via de mão dupla.
Enfim, na minha opinião esse acordo impusionará a economia do Mercosul.
Finalmente uma noticia boa nesses tempos de crise, essa união de blocos será muito lucrativa para a America Latina, vai abrir diversas possibilidades de mais vendas com menores tarifas e taxas.
ResponderExcluirGabriel Ambrósio 8835582
Comex
3ª Semestre Matutino
Debora Carvalho
ResponderExcluirComércio Exterior 3º semestre
Matutino
RA: 8953945
O Mercosul está reunindo todas as condições para um comércio sem barreiras com a Europa, seus principais consumidores vem da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Entretando não está sendo fácil para União Européia fechar acordos comerciais, devido aos acontecimentos atuais, como o protecionismo de Donald Trump.
A postagem trata de um grande feito para o Mercosul em fechar um acordo comercial com a União Européia. Não apenas a Argentina terá condições de aumentar seu PIB,todos os demais países terão mais chances de se desenvolver por meio das menores taxas aplicadas em importação e exportação.
ResponderExcluirBrenda Emília RA 1771460
COMEX NOTURNO
FMU