As exportações do país somente no mês de janeiro de 2018 alcançaram 3,29 milhões de sacas. Com tal desempenho, o Vietnã se coloca como o maior produtor e exportador de café robusta e, com isso, responde atualmente por cerca de 45% da produção global, a qual está calculada em aproximadamente 60 milhões de sacas de 60kg. Os números da performance da cafeicultura do Vietnã, assim como da produção e consumo de outros países, constam do Relatório sobre o Mercado de Café - fevereiro 2018, divulgado pela Embrapa Café.
Fonte: Embrapa Café
Data de publicação:20/03/2018
Interessante o fato de que um país como o Vietnã, de dimensões demográficas tão pequenas, consegue ser um grande exportador de café. E que segundo uma previsão feita pelo Goldman Sachs — um grupo financeiro multinacional — a economia vietnamita vai se tornar a 21.ª maior do mundo por volta de 2025 com um PIB estimado de 436 bilhões de dólares.
ResponderExcluirGiovane dos Santos Pereira Junior
Comércio Exterior
3° Semestre Matutino
RA 8951840
Não é de se admirar que a produção de café tenha sido uma das maiores fontes de renda para a economia vietnamita. Isso com certeza foi resultado de um aproveitamento do baixo custo da produção local e do aumento da demanda. O mais interessante é ver que o fato de ser uma república socialista não os impediu de buscar uma adequação às forças do mercado, isso garantiu o sucesso do setor cafeeiro.
ResponderExcluirInteressante ver que o Vietnã se destaca também na exportação de café, mesmo sendo o robusto. Por não ser um país desenvolvido e com um PIB elevado, acaba se gerando uma certa surpresa ao ler essa notícia e vendo os números que o país apresentou em suas negociações.
ResponderExcluirBruno Vizotto
RA : 8631130
Comércio Exterior 3º semestre
Matutino
FMU
Debora Carvalho
ResponderExcluirComércio Exterior 3º semestre
Matutino
RA: 8953945
Peru, México e Guatemala estão respondendo também em nível mundial com em média 12% da produção global, ou seja, juntando os três países está em torno de 38% da produção global.