A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza na quarta-feira (18) audiência pública para debater a proposta de uma rota de integração latino-americana, saindo do Mato Grosso do Sul e chegando aos portos do Chile. A iniciativa do debate é da senadora Simone Tebet (PMDB-MS), que defende a rota como uma forma de os produtos brasileiros chegarem aos portos chilenos do Pacífico.
Foram convidados para o debate João Carlos Parkinson de Castro, coordenador de Assuntos Econômicos Latino-Americanos e Caribenhos do Ministério das Relações Exteriores; Manuel Maria Cáceres, embaixador do Paraguai no Brasil; Ednei Marcelo Miglioli, ex-secretário de Infraestrutura do Mato Grosso do Sul; e Claudio Antonio Cavol, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul.
Escoamento da produção
Mato Grosso do Sul é um dos maiores produtores brasileiros de soja, milho e carne. A produção é escoada por meio de portos brasileiros no Atlântico, como Santos. A proposta defendida por Simone Tebet é a construção de uma rodovia que saia de Porto Murtinho (MS) e chegue aos portos chilenos de Antofagasta e Iquique, no Pacífico, passando pelo Paraguai e pela Argentina. Desta maneira, os produtos brasileiros teriam um custo de transporte mais barato para atingir mercados como a China e o Japão.
A audiência pública será realizada na sala 19 da Ala Senador Alexandre Costa, a partir das 14h.
Fonte:Agência Senado - SF
Data de publicação:17/04/2018
Debora Carvalho
ResponderExcluirComércio Exterior 3º semestre
Matutino
RA: 8953945
De certa forma, a proposta aparente ser interessante e de bom proveito para tal segmento.
A intenção dessa rota é integrar o País, sobretudo por conta da infra-estrutura de transportes, com os territórios andinos, de modo a utilizar portos dos países vizinhos que permitam escoar a produção a mercados asiáticos.
ResponderExcluir