As exportações do café solúvel do Brasil foram realizadas para 106 países em 2017, cujo volume foi equivalente a 3,46 milhões de sacas de 60kg, e geraram uma receita cambial de US$ 639,22 milhões. O volume representou redução aproximada de 11%, se comparado com o ano de 2016 e, ainda, de 2% na comparação com 2015. Com a performance, pode-se afirmar que o café solúvel brasileiro perdeu o que havia conquistado em termos de venda ao exterior nos dois anos anteriores citados, e assim retrocedeu a idêntico volume exportado em 2014. Em contrapartida, houve expressivo aumento da exportação de solúvel para o Vietnã (1.870%), Reino Unido (25%), Polônia (13%) e Indonésia (13%). A análise consta do Relatório do Café Solúvel do Brasil - Abril 2018, da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel - ABICS
Fonte: Embrapa Café
Data de publicação:17/04/2018
Um panorama geral sobre uma das nossas principais commodities que tem um grande peso na nossa balança comercial.
ResponderExcluirGiovane dos Santos Pereira Junior
Comércio Exterior
3° Semestre Matutino
RA 8951840
Interessante ver como o café continua forte nas exportações, visto que esses produto foi por muitos anos o carro chefe do Brasil. Outro ponto a ser destacado, seria nos países listados, principalmente o Vietnã, onde o mesmo foi apontado como maior exportador de café robusto, em noticias passadas.
ResponderExcluirBruno Vizotto
RA : 8631130
Comércio Exterior 3º semestre
Matutino
FMU
Debora Carvalho
ResponderExcluirComércio Exterior 3º semestre
Matutino
RA: 8953945
Algumas semanas atrás, foi declarado que uma das causas que expressavam a diminuição das nossas exportações de café, era devido a alta produção independente do Vietnã. As exportações atuais ainda são mantidas devido a um contrato, mas a dois anos atrás o Brasil se perdeu em matéria-prima associado com a insegurança da safra futura e os preços internos muito acima do mercado internacional, devido a isso há uma preocupação, pois impactaram na redução de contratos de exportação, cujo o resultado se concretizou em 2017.
O Vietnã, ao contrário do Brasil, teve uma agressiva estratégia comercial de conquista de novos mercados para seu café solúvel, sendo destaque de crescimento em volume, com evolução de 1.870% em relação a 2016. Sendo importador de café do Brasil, os vietnamitas impõem tarifa de importação de 30% como imposto para a entrada do produto em seu país, no entanto, como irão reexportá-lo, aplicam o regime de drawback, o que dá isenção de impostos de importação, uma vez que o produto brasileiro será embalado para ser exportado a outros mercados internacionais.
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