segunda-feira, 15 de abril de 2013

Logística de desafios e inovação



Um dos desafios mais intrigantes do e-commerce atual é o seu processo de logística e a entrega dos produtos vendidos.

Vivemos em um tempo onde o comércio eletrônico caracteriza-se pela rapidez e precisão no atendimento, incluindo a entrega dos pedidos.

E pensando em ajudar seus diversos vendedores e compradores, grandes marketplaces investem em tecnologias responsáveis pela integração dos operadores logísticos, oferta de preços mais competitivos, sistema de gerenciamento de tomada de decisão e entrega dos produtos vendidos na plataforma.

Os marketplaces são sites que unem diferentes vendedores, das mais variadas localidades e que ofertam diversos artigos, tudo em um único local.

Além disso, eles englobam grandes, médios e pequenos lojistas; tanto aqueles que já apresentam uma estrutura organizada para fazer a entrega de seus produtos, como os que ainda fazem essa transação manualmente.

O desafio desta configuração é que os produtos são enviados de milhares de localidades diferentes e entregues em milhões de destinos.

Pensando nessa etapa tão importante do processo, o MercadoLivre firmou recentemente uma parceria com os Correios abrindo sua plataforma e a integrando com o sistema da mais importante empresa de entregas do País.

A tecnologia oferecida é o primeiro serviço de administração de remessas multiponto do Brasil. Ela só foi possível por meio da abertura da plataforma, possibilitando primeiramente a integração com os Correios e futuramente com outras empresas.

Uma prova da aceitação do MercadoEnvios é que em menos de dois meses, 10 mil vendedores do site se cadastraram no sistema e já são feitos, em média, mais de 2 mil envios diários utilizando a ferramenta.

A tecnologia, que pode ser adotada inclusive por pessoas físicas que desejam utilizar a Internet para vender algum produto, provê a oportunidade de ter um frete mais barato, devido ao número de transações feitas por meio da plataforma, insere um calculador de frete na página, permite ao comprador escolher preço e prazo de entrega e ainda possibilita seu rastreamento, da postagem até o recebimento da encomenda, por meio de um código de rastreamento.


Leandro Soares é diretor do marketplace do MercadoLivre

Fonte: DCI - São Paulo/SP
Por: Leandro Soares **

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos