terça-feira, 16 de julho de 2013

Eletrobras: 90% dos funcionários entram em greve


Dos 28 mil funcionários do Sistema Eletrobras em todo o país, em torno de 25 mil, ou aproximadamente 90%, aderiram a uma greve deflagrada nesta segunda pela categoria diante da recusa da direção da estatal em atender às reivindicações formuladas. A estimativa é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia do Rio de Janeiro e Região (Sintergia-RJ), Jorge Luiz Vieira da Silva.

A paralisação é por tempo indeterminado. Trabalhadores querem discutir as bases do acordo coletivo de trabalho, pois eles não aceitaram a proposta que foi apresentada pela Eletrobras no último dia 4.

Os funcionários pedem aumento salarial de 6,88%, calculado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), além de 4,3% relativos ao crescimento do mercado de energia no período, mas a Eletrobras oferece reajuste de salários e de benefícios de 6,49%, correspondentes à reposição da inflação calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), entre maio de 2012 a abril de 2013, além de conceder três cartelas de vale-refeição/alimentação.

Em nota, a Eletrobras afirmou: "Ressaltamos que a proposta reflete um esforço muito grande do governo federal e das empresas Eletrobras, especialmente se considerarmos o cenário decorrente da redução de tarifa de energia elétrica aos consumidores brasileiros e a consequente necessidade do equilíbrio econômico-financeiro das empresas. A Eletrobras reafirma seu respeito ao direito de greve, mas adotará medidas que garantam o fornecimento de energia elétrica confiável e de qualidade a todos os brasileiros e, para isso, conta com o apoio, empenho e alto grau de responsabilidade de seus empregados."

De acordo com o presidente do Sintergia-RJ, a paralisação não oferece riscos ao sistema elétrico. Na próxima quinta, os funcionários da empresa decidiram fazer uma passeata na Avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro.


Fonte: portogente.com.br
Por: Sidney Rezende

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos