A Prefeitura de São Paulo pretende reforçar o sistema em que micro-ônibus e vans fazem a ligação dos bairros mais distantes até os terminais de ônibus da capital. Os veículos maiores ficarão restritos ao chamado sistema estrutural, que é a ligação entre o Centro e os terminais. A SPTrans explica que a divisão ajuda a aproveitar o espaço, já que as ruas dos bairros são estreitas. O projeto ainda não tem data para ser totalmente implementado.
Segundo uma análise feita pelo consultor de transportes do SPTV, Sérgio Ejzenberg, a quantidade de passageiros que usam ônibus cresceu 73,4% entre 2003 e 2011. Já o número de pessoas que pegam micro-ônibus aumentou 487% no mesmo período.
A Prefeitura diz que o aumento na quantidade de passageiros dos micro-ônibus foi programada e aconteceu justamente porque os veículos menores fazem trajetos mais curtos, vão e voltam mais vezes e conseguem levar mais gente.
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A diretora de planejamento da SPTrans, Ana Odila de Paiva, diz que a estratégia será mantida. “Deve aumentar mais ainda porque tem uma parte das vans que ainda executam uma parte maior do que deveriam executar. Quanto mais diminuir o percurso, mais voltas ele darão e assim pegarão mais passageiros”.
Para o consultor do SPTV, a maneira como o sistema foi estruturado, com ônibus e micro-ônibus, é boa, mas o serviço ainda precisa melhorar.
“O público está pagando mais por um serviço mais caro e pior. Portanto, é preciso reequilibrar, é preciso tomar decisões de gestão para rever quantidade de passageiros, custo e tarifa, para que a coisa fique mais equilibrada, fique melhor”.
A SPTrans afirma que trabalha constantemente para melhorar a qualidade do serviço que é prestado aos passageiros e que fiscaliza as empresas de ônibus para que elas trabalhem da forma correta. Com relação às medidas para melhorar o sistema de micro-ônibus, a SPTrans diz que não há data definida para que as mudanças sejam totalmente implementadas.
Fonte: Do G1 São Paulo
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