terça-feira, 10 de setembro de 2013

Polícia Federal e auditoria da Codesp comprovam desvios e má-gestão no Porto de Laguna


  Uma carta anexada a processo na Justiça Federal Sobre irregularidades no porto de Laguna, em Santa Catarina, mostra um integrante da corrente do PT Construindo um Novo Brasil, Claudionor Dias Pereira, falando com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, sobre a necessidade de manutenção de cargos para o grupo. A investigação da PF e uma auditoria da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), à qual o porto está subordinado, comprovaram os desvios e má-gestão em Laguna. Foram detectados ainda, segundo documento encaminhado a autoridades, “superfaturamento, conluio com empresários, entrega de bens públicos sem licitação e recursos públicos desviados para contas pessoais”. O porto é de um terminal público pesqueiro.

As nomeações no porto são atribuídas à ministra Ideli Salvatti. Procurada pela coluna, Ideli, por meio de sua assessoria, informou que as indicações “foram feitas pela administração anterior da prefeitura de Laguna” (que era governada pelo PT). Na correspondência encaminhada a Ideli, em 5 de dezembro de 2012, Pereira – chefe de manutenção do porto – diz ser necessário “que membros da CNB ocupem cargos que deem visibilidade, que possam ter controle de determinadas situações, a fim de mostrar à população de Laguna que o PT tem força e é o partido do povo brasileiro”. E prossegue: “Não temos mais a administração municipal (...) Resta-nos o Porto Pesqueiro de Laguna, empresa por demais importante para a economia do município, de grande visibilidade pública e estratégica para o fortalecimento do Partido dos Trabalhadores em Laguna e para a CNB”.

O petista Pereira lembra, na carta, um acordo firmado em 2010 para a CNB nomear duas pessoas no porto de Laguna e o ex-prefeito Célio Antonio, outras duas. Cita os indicados e observa que a corrente estava sem uma representação. Em seguida, critica uma adversária interna, Denise Pegoraro, mulher do ex-prefeito e chefe da área financeira, e pede seu afastamento. O petista ressalta que a ministra “conhece nossa luta” e buscou sempre “a proteção de nossos companheiros”. E conclui: “Tenho muito a agradecer a Vossa Excelência, haja vista que nossos apelos sempre são atendidos, fato que tem trazido facilidades para a manutenção e engrandecimento do PT em Laguna”.



 Brasil Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos