quinta-feira, 3 de outubro de 2013
UPRJ faz denuncia e pede fiscalização no Sepetiba Tecon
No dia 02/10/2013 o SITE DOS USUÁRIOS DOS PORTOS DO RIO DE JANEIRO ofereceu denuncia e solicitou que as fiscalizações da ANTAQ e da CDRJ se dirigissem ao SEPETIBA TECON para averiguar o caos operacional que ali se formou. São os mesmíssimos problemas que levaram o site a denunciar o TERMINAL LIBRA RIO em julho deste ano.
O terminal SEPETIBA TECON recebeu serviços de navios (joints de armadores) tanto do TERMINAL LIBRA RIO, quanto do TERMINAL MULTIRIO. O problema, é que o terminal pegou esses serviços sem o devido planejamento e sem preparo. Com efeito, diante do aumento considerável do número de containers, o terminal passou a trabalhar com altíssimos níveis de ocupação, atrasando as operações de importadores e exportadores, sem ter condições de contornar problemas pontuais.
Além disso, como não existiu uma estruturação operacional adequada por parte dos gestores do terminal, o pátio está trabalhando com um quantitativo de máquinas e caminhões muito abaixo da grande demanda de containers, o que provoca atrasos nas operações de navios (caso de até 03 dias para fechar um único navio), demora no posicionamento de containers para inspeção, demoras absurdas na entrega e no carregamento de container e demora de até 48 horas para fazer um simples cálculo de armazenagem. Como consequência, os importadores, por exemplo, pagarão mais demurrages, mais armazenagens, não cumprirão seus prazos com clientes, etc.
Os usuários confirmam que, depois dessas recentes transferências de serviços (joints de armadores), a qualidade do terminal caiu drasticamente. Na realidade o SEPETIBA TECON já causou muitos transtornos no passado, fato que provocou o esvaziamento de cargas do terminal. Embora o terminal alegue que os problemas são causados pelas omissões de navios, os usuários estão certos de que a elevadíssima taxa de ocupação do terminal não permite que tais problemas sejam contornados. Em outras palavras, isso nada mais é do que o resultado da ganância dos gestores do terminal, diante de uma fiscalização, até então, ineficaz para o usuário.
A única mudança planejada que o SEPETIBA TECON fez para receber os novos serviços foi a redução do período de armazenagem de 10 para 07 dias. Neste ponto houve um grande planejamento.
Portanto, as autoridades, principalmente a CDRJ, não poderão alegar que não sabiam dos problemas ali existentes. Infelizmente, como não temos fiscalização pró-usuário, fiscalização que vá ao local ouvir quem está usando os terminais, o site precisará fazer denuncias e mais denuncias.
Comunicação UPRJ
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário