A China aumentou sua representatividade nas vendas totais de minério da Vale no segundo trimestre deste ano e voltou a comprar metade do volume. A mineradora brasileira informou hoje que de 76,889 milhões de toneladas de minério de ferro vendidas no intervalo de abril e junho, a China ficou com 39,506 milhões de toneladas, ou 51,4% do total. No mesmo trimestre do ano passado esse percentual era de 43,8% e no primeiro trimestre do ano de 47%, conforme noticiado pela Agência Estado.
Fonte: ESTADÃO.COM.BR
31/07/2014
Conforme analistas chineses, a cada dia que passa uma nova mina de minério de ferro é fechada. Desta forma, o cenário retira do mercado uma quantidade de minério de ferro pouco competitivo. O Isso obriga os grupos siderúrgicos chineses a comprar minério de ferro importado para substituir os locais pouco competitivos.
ResponderExcluirNa outra situação, estão as grandes mineradoras que conseguem produzir minério a baixo custo. Apesar dos baixos preços essas mineradoras ainda estão nos grandes lucros e aceleram, aumentando a sua produção, enquanto os menos privilegiados fecham.
Marcio Junior - 1° Comex - Tarde
Essa notícia é muito boa para as divisas do Brasil e para o lucro da empresa. Se analisarmos mais profundamente,porém, vemos que isso demonstra a incapacidade do parque industrial brasileiro de sorver essa demanda de minério, enquanto que a China tem capacidade para tal. Esse minério, se beneficiado ou empregado em algum produto final, geraria muito mais lucro para o Brasil, seja na forma de exportação, seja para o consumo interno.
ResponderExcluirRosana Furrier - RA:1421492 - Comex Tarde - Notícia do dia 31/07/2014