Hist�rias
inusitadas dos exportadores brasileiros est�o reunidas no blog "O
Brasil que Vai Al�m", criado pela Ag�ncia Brasileira de Promo��o de
Exporta��es e Investimentos (Apex-Brasil). No ar, em car�ter
experimental desde maio deste ano, a p�gina
obrasilquevaialem.apexbrasil.com.br oficialmente lan�ada hoje como parte
da programa��o do Encontro Nacional de Com�rcio Exterior (Enaex 2014),
realizado no Centro de Conven��es Sul Am�rica, no Rio de Janeiro.
Desenvolvido
para ser uma ferramenta de storytelling, o blog j� congrega 17 casos de
empresas exportadoras apoiadas pela Apex-Brasil. Com a reformula��o,
que aperfei�oou layout e acessibilidade, a p�gina vai ganhar mais dois
textos in�ditos. A meta agora � postar conte�do novo semanalmente.
A
ideia da cria��o do blog, segundo o presidente da Ag�ncia, Maur�cio
Borges, � apresentar a experi�ncia de empreendedores brasileiros,
destacando os processos de internacionaliza��o de seus produtos,
servi�os e marcas. "Queremos motivar mais empres�rios a romper as
fronteiras geogr�ficas do mercado brasileiro e considerar a
possibilidade de exportar", destacou. Al�m disso, Borges explicou que
uma das fun��es essenciais da Apex-Brasil � promover a dissemina��o da
cultura exportadora "e o blog � um excelente canal para isso",
ressaltou.
Primeiras hist�rias
As
trajet�rias de empres�rios brasileiros que foram destaque no Pr�mio
Apex-Brasil, ocorrido em maio deste ano, foram as primeiras a serem
postadas no blog. Os leitores j� podem conferir textos que contam como
Sonia Hess (Dudalina) come�ou a trabalhar nos neg�cios da fam�lia e
porque o imigrante alem�o Henrique Meyerfreund (Garoto) resolveu
instalar sua f�brica de chocolates no Esp�rito Santo. H� tamb�m a
hist�ria dos empres�rios Djalma Rodrigues da Fanem, maior fabricante de
incubadoras da Am�rica Latina, e Alexandre Vasto da Nunaat, empresa de
cosm�ticos. O que conecta essas hist�rias � o desafio enfrentado por
cada um desses empreendedores no com�rcio exterior de seus produtos.
O
leitor tamb�m pode conferir o que acontece quando duas gigantes do
setor de alimentos se fundem e criam a BRF, empresa que busca ampliar as
oportunidades de neg�cios em mercados externos. Outros cinco textos
apresentam como as exporta��es impactaram os neg�cios de empresas do
setor de m�quinas: Embarer, WEG, Polim�quinas, Marcopolo e Foton.
O
blog foi constru�do dentro do conceito "Brasil Beyond" que, desde o
in�cio do ano, orienta todas as a��es promocionais e de comunica��o e
marketing da Apex-Brasil, colaborando para disseminar atributos
positivos do Pa�s em um mundo competitivo e globalizado. O "Brasil
Beyond" comunica um pa�s muito al�m dos estere�tipos, das expectativas e
dos valores j� conhecidos pelo mundo. Um pa�s inovador, cheio de
oportunidades e um forte parceiro comercial.
Storytelling
Contar
hist�rias � transmitir conhecimento, dividir experi�ncias. � uma
maneira simples de aproximar pessoas, de passar ensinamentos e
transmitir valores. A Apex-Brasil, em quase 17 anos de atua��o, convive
diariamente com hist�rias de atua��o das empresas brasileiras em
mercados estrangeiros.
S�o
narrativas sobre como empresas brasileiras venceram barreiras
geogr�ficas, culturais e comportamentais. Os textos descrevem casos de
sucesso com o objetivo de incentivar novas empresas brasileiras a
iniciar seu caminho no processo exportador. A inten��o do blog "O Brasil
que Vai Al�m" � reunir as hist�rias das empresas exportadoras
brasileiras que trabalham com a Apex-Brasil e que, de alguma forma,
tiveram o processo de internacionaliza��o auxiliado pelas a��es da
Ag�ncia.
Sobre a Apex-Brasil-
A Ag�ncia apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 84 setores
produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200
mercados. Em parceria com entidades setoriais, a Apex-Brasil organiza
a��es de promo��o comercial, como miss�es prospectivas e comerciais,
rodadas de neg�cios, apoio � participa��o de empresas brasileiras em
grandes feiras internacionais e visitas de compradores e formadores de
opini�o estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
Tamb�m produz estudos de intelig�ncia comercial e competitiva para
orientar a decis�o de empresas nacionais sobre o ingresso em mercados
internacionais. A Ag�ncia tamb�m coordena os esfor�os de atra��o de
investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Pa�s, trabalhando na
identifica��o de oportunidades de neg�cios e na promo��o de eventos
estrat�gicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro.
Fonte: Apex-Brasil
07/08/2014
Essa iniciativa, é de extrema importância para que possamos conhecer melhor o funcionamento da exportação de produtos, pois a troca de informações e experiências, auxiliam aqueles que buscam um novo nicho de mercado, iniciativas como esta agregam valor ao nosso conhecimento e comprovam a busca frequente de aprimoramento dos profissionais do mercado logístico.
ResponderExcluirWagner ribeiro aluno do segundo semestre de logística Metodista.
Apex-Brasil,acho importante eles terem criado um bloq mostrar historias de um Brasil competitivo que da certo.
ResponderExcluirApex-Brasil uma agência atuante em varios seguimentos e de muita importancia no setor de exportação para o nosso país.
Pretendo consultar o blog.
Rhodrigo Giovanni Livatino da Silva,1ºCOMEX-FATEC/ZL TARDE