quinta-feira, 7 de agosto de 2014

APEX-BRASIL CRIA BLOG PARA CONTAR EXPERI�NCIAS DE EXPORTADORES BRASILEIROS


Hist�rias inusitadas dos exportadores brasileiros est�o reunidas no blog "O Brasil que Vai Al�m", criado pela Ag�ncia Brasileira de Promo��o de Exporta��es e Investimentos (Apex-Brasil). No ar, em car�ter experimental desde maio deste ano, a p�gina obrasilquevaialem.apexbrasil.com.br oficialmente lan�ada hoje como parte da programa��o do Encontro Nacional de Com�rcio Exterior (Enaex 2014), realizado no Centro de Conven��es Sul Am�rica, no Rio de Janeiro.
Desenvolvido para ser uma ferramenta de storytelling, o blog j� congrega 17 casos de empresas exportadoras apoiadas pela Apex-Brasil. Com a reformula��o, que aperfei�oou layout e acessibilidade, a p�gina vai ganhar mais dois textos in�ditos. A meta agora � postar conte�do novo semanalmente.
A ideia da cria��o do blog, segundo o presidente da Ag�ncia, Maur�cio Borges, � apresentar a experi�ncia de empreendedores brasileiros, destacando os processos de internacionaliza��o de seus produtos, servi�os e marcas. "Queremos motivar mais empres�rios a romper as fronteiras geogr�ficas do mercado brasileiro e considerar a possibilidade de exportar", destacou. Al�m disso, Borges explicou que uma das fun��es essenciais da Apex-Brasil � promover a dissemina��o da cultura exportadora "e o blog � um excelente canal para isso", ressaltou.
Primeiras hist�rias
As trajet�rias de empres�rios brasileiros que foram destaque no Pr�mio Apex-Brasil, ocorrido em maio deste ano, foram as primeiras a serem postadas no blog. Os leitores j� podem conferir textos que contam como Sonia Hess (Dudalina) come�ou a trabalhar nos neg�cios da fam�lia e porque o imigrante alem�o Henrique Meyerfreund (Garoto) resolveu instalar sua f�brica de chocolates no Esp�rito Santo. H� tamb�m a hist�ria dos empres�rios Djalma Rodrigues da Fanem, maior fabricante de incubadoras da Am�rica Latina, e Alexandre Vasto da Nunaat, empresa de cosm�ticos. O que conecta essas hist�rias � o desafio enfrentado por cada um desses empreendedores no com�rcio exterior de seus produtos.
O leitor tamb�m pode conferir o que acontece quando duas gigantes do setor de alimentos se fundem e criam a BRF, empresa que busca ampliar as oportunidades de neg�cios em mercados externos. Outros cinco textos apresentam como as exporta��es impactaram os neg�cios de empresas do setor de m�quinas: Embarer, WEG, Polim�quinas, Marcopolo e Foton.
O blog foi constru�do dentro do conceito "Brasil Beyond" que, desde o in�cio do ano, orienta todas as a��es promocionais e de comunica��o e marketing da Apex-Brasil, colaborando para disseminar atributos positivos do Pa�s em um mundo competitivo e globalizado. O "Brasil Beyond" comunica um pa�s muito al�m dos estere�tipos, das expectativas e dos valores j� conhecidos pelo mundo. Um pa�s inovador, cheio de oportunidades e um forte parceiro comercial.
Storytelling
Contar hist�rias � transmitir conhecimento, dividir experi�ncias. � uma maneira simples de aproximar pessoas, de passar ensinamentos e transmitir valores. A Apex-Brasil, em quase 17 anos de atua��o, convive diariamente com hist�rias de atua��o das empresas brasileiras em mercados estrangeiros.
S�o narrativas sobre como empresas brasileiras venceram barreiras geogr�ficas, culturais e comportamentais. Os textos descrevem casos de sucesso com o objetivo de incentivar novas empresas brasileiras a iniciar seu caminho no processo exportador. A inten��o do blog "O Brasil que Vai Al�m" � reunir as hist�rias das empresas exportadoras brasileiras que trabalham com a Apex-Brasil e que, de alguma forma, tiveram o processo de internacionaliza��o auxiliado pelas a��es da Ag�ncia.
Sobre a Apex-Brasil- A Ag�ncia apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 84 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, a Apex-Brasil organiza a��es de promo��o comercial, como miss�es prospectivas e comerciais, rodadas de neg�cios, apoio � participa��o de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores e formadores de opini�o estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Tamb�m produz estudos de intelig�ncia comercial e competitiva para orientar a decis�o de empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais. A Ag�ncia tamb�m coordena os esfor�os de atra��o de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Pa�s, trabalhando na identifica��o de oportunidades de neg�cios e na promo��o de eventos estrat�gicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro.

Fonte: Apex-Brasil
07/08/2014

2 comentários:

  1. Essa iniciativa, é de extrema importância para que possamos conhecer melhor o funcionamento da exportação de produtos, pois a troca de informações e experiências, auxiliam aqueles que buscam um novo nicho de mercado, iniciativas como esta agregam valor ao nosso conhecimento e comprovam a busca frequente de aprimoramento dos profissionais do mercado logístico.


    Wagner ribeiro aluno do segundo semestre de logística Metodista.

    ResponderExcluir
  2. Apex-Brasil,acho importante eles terem criado um bloq mostrar historias de um Brasil competitivo que da certo.
    Apex-Brasil uma agência atuante em varios seguimentos e de muita importancia no setor de exportação para o nosso país.
    Pretendo consultar o blog.
    Rhodrigo Giovanni Livatino da Silva,1ºCOMEX-FATEC/ZL TARDE

    ResponderExcluir

Galeria de Vídeos