Respons�vel
por 90% das exporta��es brasileiras, o setor portu�rio est� com
problemas operacionais e administrativos que comprometem seriamente a
qualidade do servi�o prestado. A falta de acessos �s rodovias e �s
ferrovias vem causando um alto custo de movimenta��o de cont�ineres - o
mais alto do mundo, U$S 200 por unidade. Sem investimentos, a capacidade
dos portos brasileiros ser� esgotada em 2015, segundo noticiado pelo
jornal O Estado de S.Paulo.
Fonte: O Estado de S.Paulo
07/08/2014
Este é um velho problema que nós possuímos, porém fechamos os olhos e amargamos prejuízos milionários,sabemos que soluções são necessárias,mas outros interesses governamentais nos deixam de mãos atadas,com esta gestão ridícula.
ResponderExcluirEste problema não é recente, de fato o problema já deveria ter sido resolvido, mas o governo não teve interesse em solucionar tais problemas até porque o alerta foi dado desde 2009 e nada tem sido feito, sabemos que se atitudes não forem tomadas será um grande problema para o país.
ResponderExcluirMariana Mendes Gimenes/ 1º Comex- Tarde (07/08/2014)
Se os governantes não investirem na área que rende lucro o desfalque será muito grande. Assim como investir na malha ferroviária é importante, investir nos portos também é importante, afinal está muito perto de chegar ao limite.
ResponderExcluir(07/08 Beatriz Neix - 1° Comex Tarde - Fatec ZL)
O setor portuário é um grande problema dentre os modais de transporte.
ResponderExcluirA notícia demonstra que esse problema é bem maior do que se imaginava, mesmo que o setor portuário seja responsável por quase toda a exportação brasileira os problemas logísticos e administrativos são muito maiores e se uma atitude não for tomada agora, no ano que vem este setor tão importante deixará de existir.
(Caroline Ferreira/2° Logística Noite - Metodista)
A situação dos portos brasileiros precisa ser revista com urgência para dar sustentabilidade ao desenvolvimento econômico. Pois, caso contrário, o Brasil sairá perdendo na concorrência com os outros países na exportação.
ResponderExcluirSe não mudarmos essa situação, arcaremos com prejuízos imensuráveis. Não é de agora que sofremos com problemas na logística devido à falta de investimentos na área. O nosso país possui grande potencial para a exportação, porém só estamos retrocedendo. Os alertas estão sendo dados... é preciso recuperar a qualidade e a capacidade não apenas dos portos, mas sim de todos os modais.
ResponderExcluir08/08
(Priscila Akemi Igarashi, 4o comex manhã, Fatec ZL)
O Brasil já não é mestre em importação e agora por falta de administração no porto teremos prejuízo com a exportação por esgotamento, complicado de mais, infelizmente outra vez o governo esta deixando uma das nossas fontes lucrativas a ver navios.
ResponderExcluirRodrigo Pinheiro Camilo 1 comex tarde Fatec ZL
Por serem responsáveis por 90% das movimentações de mercadorias dentro do país, os portos vem sofrendo cada vez mais as consequências da falta de investimento em infraestrutura nas estradas e ferrovias. Devido a essa falta de investimento se formam os gargalos nos portos fazendo com que a movimentação das mercadorias se torne cada vez mais lenta e sem eficiência.
ResponderExcluirYanndra Braga - 4º Comex Manhã