Investimentos
vultuosos e execu��o de longo prazo s�o dois motivos que costumam
desanimar os governantes em apostar na amplia��o da malha ferrovi�ria
brasileira. Gasta-se muito com um projeto que pode ser inaugurado na
gest�o do pol�tico advers�rio. "Log�stica � investimento de futuro, e o
Brasil precisa melhorar sua malha para ser competitivo mundialmente",
diz Rodrigo Vila�a, presidente da Associa��o Brasileira de Log�stica
(Analog). Dos 27.782 km da malha ferrovi�ria nacional, um ter�o �
produtivo, transportando min�rio. Os demais trechos s�o subutilizados.
No Imp�rio, a linha f�rrea tinha um ter�o da extens�o atual, mas sua
ocupa��o era equivalente. O setor cresceu pouco se comparado com a malha
ferrovi�ria americana, que � dez vezes maior. "A efici�ncia s� vir� com
52 mil km de ferrovias interligadas a portos, rodovias e hidrovias",
diz Vila�a. As informa��es est�o em caderno Especial publicado pelo
jornal O Estado de S.Paulo.
Fonte: O Estado de S.Paulo
07/08/2014 |
A reportagem destaca como nossa malha ferroviária é deficiente.
ResponderExcluirMostra também que a malha ferroviária brasileira está assim pois os políticos preferem investir em projetos que beneficiarão seu mandato, principalmente pelo fato de que são mais rápidos e baratos que o investimento na malha ferroviária. Além disto também compara a malha ferroviária brasileira á americana que por sua vez é bem maior.
Caroline Ferreira, curso de tecnologia em Logística Metodista, segundo período.
É um absurdo que um país tão extenso como o Brasil tenha tão poucos quilômetros de malha ferroviária utilizáveis, dadas as proporções de nosso território deveriam ser feitos investimentos severos, não só em ferrovias, mas também na construção e melhorias de portos e na manutenção de estradas.
ResponderExcluirInfelizmente é muito difícil fazer logística no Brasil, estamos com séculos de defasagem e somos incapazes de nos desenvolver por conta de interesses políticos, uma vergonha.
Pensar que um investimento a logo prazo é ruim, é um erro imenso! A situação da malha ferroviária está precária, é preciso mostrar ao mercado, que está inseguro, que é um ótimo negócio mesmo que o resultado seja mais demorado em vista das estradas de terra e aerovias.
ResponderExcluir(05/08 Beatriz Neix - 1° Comex Tarde - Fatec ZL)
Não é o país, mas sim os políticos que estão acabando com ele, como podem fazer planejamento a longo prazo para se gastar tanto assim. O Brasil sofre muito com infraestrutura e Logística nem se fala, que o país realmente não tem mesmo. Isso acaba com a imagem do país pois temos espaço só não sabem utilizar ele.
ResponderExcluirCarla B. Nascimento 2² semestre Logística Faculdade Metodista
Não é segredo para ninguém que o Brasil precisa de grandes investimentos logísticos. Nos últimos tempos pudemos ver a produção brasileira de soja ultrapassar a americana, ser a maior produção mundial, mas não ser totalmente aproveitada para o comércio internacional já que a falta de infraestrutura logística não permitiu o escoamento da produção. O fato de os políticos não se animarem para investir em logística, pois são projetos de longo prazo, só nos mostra que precisamos de novos políticos no poder, que se preocupam com o desenvolvimento do país e não apenas com seu mandato.
ResponderExcluirMarcela Faggiani P. Oliveira – 4º COMEX/ manhã FATEC/ZL (07/08/2014)
Além dos impostos altíssimos e outros problemas do nosso país, ainda temos o problema na logística e infraestrutura de transportes, o que eleva os custos (e também os prejuízos) e faz com que nossos produtos sejam ainda menos competitivos lá fora. É triste saber que a nossa malha ferroviária não recebeu investimentos e não se desenvolveu desde o Império. Deveríamos aproveitar melhor a nossa capacidade, afinal estamos perdendo muito.
ResponderExcluirPriscila Akemi Igarashi
4o comex manhã, Fatec ZL
Bem, essa é uma defasagem que os especialista da área já estão alertando faz tempo, e os políticos só faz projetos. A questão é que a pouca malha ferroviária que temos é defasada e mal utilizada, temos um potencial enorme de crescimento, mas para que esse crescimento ocorra é necessário que os projetos saíam do papel, e acredito que os benefícios da implementação de malhas ferroviárias iria ajudar nos demais modais, e melhor muito a logística do Brasil.
ResponderExcluirMaraísa Cavalcante - Fatec ZL - 4° Comex - Manhã (12/08)