O ano de 2014 tem sido "muito difícil para o setor", segundo Marcello Villin Prado, coordenador adjunto do Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário (Comtextil) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Enquanto o mundo - principalmente a China - cresce em consumo e produção, o Brasil não segue o mesmo rumo. "A produção mundial alcançou 48 milhões de toneladas em 2012. Cinquenta por cento desse total é proveniente da China e Hong Kong e 37% das exportações do mundo são originadas na China", informou Prado, durante reunião do comitê, na tarde desta terça-feira (16/09), conforme noticiado pela Agência Indusnet Fiesp.
Fonte: Agência Indusnet Fiesp
17/09/2014
Realmente este setor no Brasil não vem liderando e nem crescendo muito. Para o crescimento das exportação brasileiras neste setor é preciso que sejam realizados grandes investimentos, talvez os investimentos não tragam retorno agora, pois os demais países estão muito a frente da nossa industria porém, é necessário realizar adaptações para tornar o produto competitivo no mercado externo.
ResponderExcluirMaraísa Cavalcante - fatec ZL - 4° Comex Manhã
Os outros países estão crescendo cada vez mais e o Brasil está ficando de fora na participação no mercado global devido às estratégias escolhidas pela cadeia produtiva e pela falta de infraestrutura.
ResponderExcluirAriane Batelli - Logística 4º semestre - Metodista